Ednéia Silva

Moradores de alguns bairros reclamam de lâmpadas queimadas em postes de iluminação pública na cidade. Eles contam que os problemas são antigos e solicitações de reparos foram feitas à prefeitura sem que os pedidos fossem atendidos. Os denunciantes cobram maior agilidade no serviço de manutenção do sistema.

ILUMINAÇÃO COM PROBLEMAS -Trecho da Avenida 7 entre as ruas 4 e 5, no Centro, está com as luzes acesas 24 horas por dia
ILUMINAÇÃO COM PROBLEMAS -Trecho da Avenida 7 entre as ruas 4 e 5, no Centro, está com as luzes acesas 24 horas por dia

Valmir Rodrigues de Oliveira, morador do bairro Recanto Paraíso, conta que a Rua 18 onde mora está na escuridão há várias semanas. Segundo ele, o problema começou com a queima de uma luminária cujo reparo solicitado à prefeitura não foi realizado. Com o tempo, mais duas lâmpadas queimaram e a rua ficou às escuras, causando temor nas pessoas que precisam se deslocar à noite. Para ele, a prefeitura deveria ter um prazo-limite para a realização dos reparos.

>>>  Prefeitura esclarece reparo da iluminação pública

A comerciante Claudirene também reclama de cinco lâmpadas queimadas desde domingo (12) na Rua 18, entre as avenidas 64 e 66, Recanto Paraíso. Ela considera um absurdo pagar taxa de iluminação pública quando o serviço não funciona.

Paula Correa Catrinck mora na Rua 7, no Novo Jardim Wenzel. A via também está com as lâmpadas dos postes apagadas há algum tempo. Na Avenida 13 também tem luminária queimada. Ela conta que já falou com a prefeitura e até com vereador, mas o problema continua. Os vizinhos também já reclamaram e nada foi feito até o momento. “A gente paga e não tem energia elétrica. Brincadeira, onde iremos parar?”, desabafa.

>>> Periferia reclama da falta de iluminação

O JC também recebeu denúncia pelo WhatsApp da Redação (9.9942-4100) sobre trecho escuro na Rua João Polastri devido à queima de lâmpada. De acordo com a mensagem, o problema ocorre há mais de três meses e compromete a segurança das pessoas que circulam pelo local. Zelador do condomínio localizado na via já reclamou e pediu reparos, mas as solicitações ainda não foram atendidas.

Na Avenida 7, entre as ruas 4 e 5, Centro, o problema é o inverso. Há vários dias as lâmpadas dos três postes de iluminação da quadra ficam acesas durante o dia, gerando queixas dos transeuntes por conta do desperdício.

Questionada sobre os reparos nos pontos citados na reportagem, a prefeitura informou que “os serviços de manutenção da rede de iluminação pública seguem sendo realizados pela empresa Selt, que foi contratada pela prefeitura para fazer esse trabalho. Os moradores devem fazer as solicitações pelo telefone 3526-7145 e podem solicitar providências não apenas sobre lâmpadas queimadas ou quebradas e luzes acesas durante o dia, mas também sobre outros eventuais problemas que possam acontecer no sistema. Todo o município está sendo atendido, inclusive as praças”.

Em entrevista ao programa Jornal da Manhã, da Rádio Excelsior Jovem Pan na sexta-feira (31), o secretário municipal de Obras, Rodrigo Mussio, disse que a empresa contratada pela prefeitura para fazer a manutenção do sistema de iluminação já trocou mais de 2.000 lâmpadas queimadas, mas ainda faltam pelo menos 800 para regularizar as pendências. Ele acredita que em setembro tudo estará normalizado e a empresa passará a atender as ocorrências novas.

Mussio informou ainda que a prefeitura está implantando um software de gestão com acompanhamento simultâneo das solicitações da população pela Secretaria de Obras, a Ouvidoria (156) e a empresa responsável pela manutenção. Assim que um pedido de reparo for registrado, a empresa irá receber uma ordem de serviço para realizá-lo. Após a conclusão do serviço, um e-mail será enviado ao munícipe, informando sobre o conserto.

O secretário explica que os pedidos de reparos do sistema de iluminação pública podem ser feitos na Ouvidoria através do telefone 156 ou ainda pelo e-mail disponível no site da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br). As solicitações serão encaminhadas para a empresa, que fará as intervenções necessárias.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.