SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O número de casos confirmados de Covid-19 ao redor do mundo chegou a 5 milhões na madrugada desta quinta-feira (21), e o número de mortes provocadas pelo vírus já passa de 328 mil. Os números constam de levantamento da Universidade Johns Hopkins.

O vírus foi registrado pela primeira vez na cidade de Wuhan, na China, e o contágio foi comunicado à OMS (Organização Mundial da Saúde) em 31 de dezembro de 2019.

A dura quarentena aplicada pelo governo chinês a partir de janeiro não foi suficiente para impedir que o novo coronavírus deixasse a China e se espalhasse pelo mundo. A Covid-19, nome da doença provocada pelo novo coronavírus, já foi registrada em 188 países.

Publicidade

Desde que o mundo alcançou a marca de 1 milhão de casos de Covid-19, no início de abril, a doença segue em expansão em ritmo estabilizado. Em média, o mundo registra 1 milhão de novos casos confirmados a cada 12,3 dias.

A marca de 4 milhões de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no mundo foi atingida em 9 de maio. Entre as marca de 4 milhões e 5 milhões de casos, passaram-se 12 dias, confirmando a tendência de estabilização do ritmo de avanço do vírus.

Se esse ritmo for mantido, o mundo poderá chegar a 6 milhões de casos do novo coronavírus no início de junho.

O Brasil é, atualmente, o terceiro principal epicentro da Covid-19. Com cerca de 291 mil casos confirmados, o país só fica atrás dos Estados Unidos (1,5 milhão) e da Rússia (308 mil).

Doze dias atrás, o Brasil registrava metade do número atual de casos (145 mil) e era apenas o oitavo país com mais contágios.

Mais em Dia a Dia:

Rio Claro tem nove novos casos de coronavírus

Amor que não se mede e não se pede

Rede do Câncer já aluga árvores de Natal em RC