Rio Claro agora passa a receber valores resultantes de multas estabelecidas pelo Ministério Público do Trabalho a partir de investigações realizadas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional (Cerest) em empresas da região. Antes desta medida, os valores eram destinados à cidade onde a empresa infratora está localizada.

Na segunda-feira (23), o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, assinou o Termo de Cooperação Técnica entre Ministério Público do Trabalho da 15ª Região de Campinas e o município, por intermédio da Secretaria de Saúde.

“O Cerest de Rio Claro atende mais dez municípios e, agora, passaremos a receber os valores decorrentes das multas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho também nessas cidades, o que nos auxiliará no serviço realizado voltado à atenção ao trabalhador”, destaca o prefeito Juninho.

Com a assinatura do termo, o Cerest passa a ser um órgão representativo do Ministério Público, o que lhe confere maior poder investigativo. “Essa foi uma solicitação da Secretaria de Saúde para que o município receba esses valores, que de alguma maneira resultam do trabalho atuante que nosso Cerest realiza”, observa Djair Francisco, secretário de Saúde.

O documento foi assinado em atividade voltada ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Seminário abordou saúde do trabalhador, principalmente no que se refere à prevenção. Celebrada anualmente no dia 28 de abril, a data foi instituída pela ONU em 2005. “Nosso objetivo é poder atender cada vez melhor o trabalhador e estamos nos empenhando para isso”, comenta Cesar Borgi, gerente do Cerest.

Até quinta-feira (26) a exposição fotográfica “Saúde e Trabalho: Retratos da Realidade” pode ser vista no saguão do paço municipal. Na sexta-feira (27), no Jardim Público, será realizado evento com orientações sobre a saúde do trabalhador e prática do Lian Gong, atividade oriental que auxilia a amenizar dores corporais.

As ações alusivas à data em Rio Claro são organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Cerest e pelo Nestd (Núcleo de Educação em Saúde, Treinamento e Desenvolvimento).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.