A solenidade para a entrega da Moção de Congratulação e Louvor à Mulher Empreendedora foi presidida pela vereadora Carol Gomes (Cidadania). Foto: Divulgação/CMRC.

Em comemoração ao dia 8 de março, a Câmara Municipal realizou solenidade na noite desta quarta-feira, para a entrega da Moção de Congratulação e Louvor à Mulher Empreendedora de Rio Claro. A Mesa Principal, presidida pela vereadora Carol Gomes, contou ainda com: deputado estadual Aldo Demarchi e se a esposa Candinha, vereador Geraldo Voluntário (MDB) e a primeira dama Bruna Perissinotto que representou o prefeito Gustavo Perissinotto.

Com o tema “Mulher independente e empregabilidade”, a programação da Semana da Mulher em Rio Claro teve a solenidade no Legislativo como ponto alto. “Vocês homenageadas são incríveis. Que muitas mulheres se inspirem em vocês. Que esta Câmara possa cada vez mais legislar em prol do empreendedorismo”, comentou Carol Gomes. “Redução de impostos e abertura de empresas com mais facilidade devem ser metas permanentes em nossa luta”, acrescentou.

A primeira dama Bruna Perissinotto, inicialmente, prestou uma homenagem ao ler um texto do vereador Serginho Carnevale à sua namorada Nayara Girardi Baraldi que faleceu nesta semana. Emoção tomou conta de todos os presentes. Na sequência, ela falou às mulheres de Rio Claro: “Me sinto honrada de participar desta solenidade como presidente do Fundo Social de Solidariedade. Vocês, mulheres homenageadas, são motivo de orgulho para a nossa cidade”, comentou.

Geraldo Voluntário destacou que o 8 de março é uma data ímpar que merece muito ser comemorada: “Hoje estamos aqui para que através das empreendedoras possamos prestar justa homenagem a todas as mulheres nesta data especial”, comentou Geraldo Voluntário.

Candinha Demarchi assinalou que as mulheres deveriam ser homenageadas todos os dias.  “Nós nunca desistimos. Agradeço a oportunidade de estar aqui neste momento”, pontuou. Tem uma frase que diz que por trás de um grande homem sempre existe uma grande mulher. Totalmente errada. O certo é que ao lado de um grande homem, existe uma grande mulher. Por isso, que diariamente temos de buscar mecanismos que garantam essa igualdade em todos os sentidos, seja no mercado de trabalho, na política e em todos os espaços da sociedade”, finalizou Aldo Demarchi.

A diretora Camila Kapp representou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o vereador Adriano La Torre (Progressistas). Renata Corte representou a Secretaria Municipal da Educação.

As homenageadas

Rosemeire Romão Santiago Bettoni – homenageada pelo vereador Alessandro de Almeida (Podemos): diretora da RB Condomínios, atua neste mercado há mais de 20 anos. Tem como fundamentos a inovação e a experiência. Formada em Direito pela Faculdade São Carlos e MBA em Gestão Condominial.

Amanda Russo Broetto e Bruna Amanda de Salvi – homenageadas por Carol Gomes (Cidadania): Amanda Broetto desde a juventude sempre se dedicou à gastronomia. Trabalhou em diversas áreas até fundar a Hamburgueria Fridas há quatro anos. O que sonho e começou com um food truck foi ganhando espaço e hoje conta com local físico e possui oito colaboradores. Bruna de Salvi é formada em Administração e Recursos Humanos. Em 2018, junto com a sua sócia Amanda Broetto fundou a Hamburgueria Fridas.

Jéssica Aparecida Fuzaro – homenageada pelo vereador Val Demarchi (União Brasil): professora e empresária, é formada em Direito e possui pós-graduação em Psicopedagogia. Aprovada em concurso público como professora, cargo que exerce há 17 anos. Em 2017 assumiu a administração da Chiquinho Sorvetes no Shopping Rio Claro e em 2021 expandiu os negócios e inaugurou o Empório e Cafeteria Cheirin Bão, também no Shopping Rio Claro.

Izabel Cristina Rezende – homenageada por Geraldo Voluntário (MDB): na parte cultural, fez teatro com o Grupo Aguapé. É integrante da escola de samba Grasifs A Voz do Morro e também participa de feiras como artesã. Destaque para a sua atuação na Feira das Pretas. O lema que deixa para todas as mulheres: “Sonhem todos os dias, mas sonhem bem grande, pois um dia eles vão se realizar”.

Lilian Eliane Fischer Romano – homenageada por Hernani Leonhardt (MDB): ao lado do marido Edson, é proprietária da Churrascaria Confiante. Em 2021, passaram pelo drama provocado pela explosão no posto de combustível que destruiu as instalações da churrascaria às margens da SP-310. Com muito trabalho, fé e espírito de união deram a volta por cima e retomaram lugar de destaque no comércio local.

Rosana Aparecida Valério Roberto – homenageada pelo presidente José Pereira dos Santos (PSD): trabalhou na indústria por 15 anos. Fundou a Rosana Moda Afro. A partir daí, trabalha com roupas e acessórios, estampas étnicas voltadas para a mulher negra de acordo com as suas necessidades e valorização da sua beleza e autoestima. Ao lado do marido, Rosana é proprietária da Cia da Cerveja, Depósito e Loja de Conveniência.

Cleonice Andrade Franco – homenageada pelo vereador Julinho Lopes (Progressistas): natural de Jales (SP) mudou-se para Rio Claro aos oito anos de idade. Carinhosamente chamada de Nice, começou a trabalhar no cultivo de laranja ao lado do marido José Franco. Inicialmente comercializava de porta em porta até estabelecer o comércio no abrigo da sua casa. Hoje, a Nice é proprietária do Pisos Nice.

Pastora Vera Lúcia da Silva Arruda – homenageada pelo vereador Luciano Bonsucesso (PL): a pastora Vera está à frente dos seguintes projetos sociais: atendimento às famílias carentes com cestas básicas mensais, atendimento odontológico, bazar beneficente da assistência social com entrega de fraldas e medicamentos, palestras para casais, palestras para jovens sobre a conscientização de drogas, entre outras atividades. Ela pertence à Assembleia de Deus Ministério de Madureira Rio Claro.

Debora Aceti – homenageada pelo vereador Serginho Carnevale (União Brasil): é proprietária da Lavanderia Dryclean Usa Piracicaba e da Bolo da Madre Rio Claro. É destaque no seu segmento devido à sua habilidade em se relacionar com outros empreendedores, a excelente gestão de equipe e logística que realiza em ambos os negócios. Isso possibilitou aumentar a sua capacidade de produção significativamente e a facilidade que tem em fazer tudo isso ao marketing digital.

Kátia de Oliveira Ribeiro – homenageada pelo vereador Vágner Baungartner (PSDB): proprietária da empresa Estética e Saúde. A sua trajetória profissional desta empreendedora é marcada por muito trabalho, esforço e dedicação. Hoje, ela acumula mais de 20 anos de experiência à frente da sua empresa.

A galeria de imagens pode ser conferida no site da Câmara Municipal de Rio Claro clicando aqui.