Especialista explica temporal repentino registrado no final da tarde de ontem na região e afirma que Rio Claro deve seguir sem chuvas

No dia 9 de agosto, as condições climáticas causaram mudanças repentinas na região de Rio Claro, resultando em um temporal acompanhado de ventos fortes e intensa queda de granizo no final da tarde. Essa ocorrência está ligada à passagem de uma frente fria pelo litoral, parte da qual alcançou Limeira e Piracicaba. Carlo Burigo, especialista da Estação Ceapla/Unesp e colaborador da Prefeitura de Rio Claro, destacou que as células de chuva foram monitoradas por radar durante o evento.

Burigo explicou que a proximidade das áreas afetadas, como Cordeirópolis, gerou a possibilidade de o fenômeno alcançar Rio Claro. No entanto, isso não ocorreu. O especialista indicou que a combinação de calor intenso, com temperaturas chegando a 30 graus no dia anterior, e a entrada de uma massa de ar relativamente mais fria resultou em rajadas de vento fortes e, consequentemente, queda de granizo. Essa situação foi mais evidente nas proximidades da Rodovia Anhanguera, especialmente perto da praça de pedágio e nas adjacências de Limeira.

Em Rio Claro, a situação foi mais branda, com apenas alguns pingos de chuva registrados, uma vez que a maior parte da instabilidade se deslocou em direção a Cordeirópolis. No aeroclube da região, a forte ventania levantou uma densa nuvem de poeira, um fenômeno comum nessa época do ano, de acordo com Burigo.

Para a quinta-feira, dia 10, há previsão de uma frente fria se deslocando, possivelmente trazendo chuvas para o leste, incluindo áreas como Campinas e Piracicaba. Essa condição climática deve persistir até sábado, 12 de agosto, quando uma nova frente fria é esperada para passar pelo litoral. Burigo ressalta que chuvas semelhantes às do dia anterior podem ocorrer nesse período do ano, devido ao calor. Em relação à previsão para o dia atual, é provável que haja nebulosidade à tarde, uma vez que a frente fria já se afastou e está na região do Rio de Janeiro. No entanto, ainda influenciará a região e trará instabilidade, especialmente nas áreas costeiras, onde há maior probabilidade de chuvas. No entanto, em Rio Claro, é improvável que ocorram chuvas significativas.