(Foto: Arquivo)

Em parceria com a Polícia Militar, o Ministério do Público de São Paulo realiza, ao longo do mês de junho, campanha de conscientização sobre os riscos da soltura de balões. Com o mote “Olhe para cima sem medo. Céu seguro é sem balão”, a campanha, cujas peças foram criadas pelo Centro de Comunicação Social do MPSP, tem como objetivo alertar que a prática constitui crime e pode provocar danos à natureza, à navegação aérea, às áreas urbanas e à vida das pessoas.

A campanha contará com publicações feitas nas redes sociais do Ministério Público e da Polícia Militar.

Números da Polícia Militar Ambiental, segundo os quais 129 balões foram apreendidos em 2022, demonstram a importância da medida, que se soma a outros esforços empreendidos pelo MPSP para prevenir e combater focos de incêndio, sobretudo na época de estiagem e de festas juninas. Um dos trabalhos desenvolvidos nesse sentido é a Operação Huracán, realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), visando a minimizar os impactos das queimadas na saúde da população, na fauna, flora e nos recursos hídricos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.