O atendimento pelo CVV é realizado por telefone ou pessoalmente na sede do posto

Ednéia Silva

O atendimento pelo CVV é realizado por telefone ou pessoalmente na sede do posto
O atendimento pelo CVV é realizado por telefone ou pessoalmente na sede do posto

Embora pouco se fale a respeito, o suicídio é mais comum do que se imagina e já se tornou caso de saúde pública no Brasil e no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo o mundo, uma pessoa a cada 40 segundos. No Brasil o suicídio mata uma pessoa a cada 45 minutos.

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, comemorado nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, vale frisar que os números têm aumentado principalmente entre a população jovem. De acordo com a OMS, o suicídio é a segunda maior causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos.

Para alertar sobre o tema, a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio criou a campanha Setembro Amarelo, um movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos. No Brasil, as ações de combate e prevenção ao suicídio são realizadas pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), que possui unidades espalhadas por todo o país.

Em Rio Claro o posto funciona na Rua 3, número 1.749, entre as avenidas 12 e 14, Centro. O telefone é 3534-4111. O CVV oferece apoio emocional às pessoas que passam por momentos difíceis e precisam de alguém para desabafar, sem precisar se identificar. O atendimento é feito por voluntários.

Alda Escher é uma dessas voluntárias. Ela explica que o serviço oferecido pelo CVV é gratuito e os voluntários são selecionados e preparados para o atendimento por meio de cursos, estágios, aulas de reforço e reciclagem. “A seleção e preparação têm como objetivo compartilhar a visão do CVV, que é contribuir na construção de uma sociedade compreensiva, fraterna e solidária, bem como os valores cevevianos, que são o trabalho voluntário, a confiança na tendência construtiva da natureza humana, o comprometimento e a disciplina”, explica Alda.

Fundado em 19 de junho de 1985, o Posto CVV Rio Claro completou 30 anos em 2015. Segundo Alda, a unidade conta com 14 voluntários plantonistas e quatro de apoio que se revezam diariamente em plantões semanais de 4h30. O atendimento pode ser por telefone (3534-4111) ou pessoalmente na sede do posto.

O CVV Rio Claro está com inscrições abertas para novos voluntários. A seleção será realizada nos dias 21 e 22 de setembro, às 19h30, na sede do posto. Para ser voluntário na entidade é preciso ter mais de 18 anos, disponibilidade de tempo e disposição para ajudar e vontade para ouvir pessoas em diversas situações emocionais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3534-4111, das 15 às 23 horas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.