blank

Faleceu aos 92 anos, em Rio Claro, a geógrafa, pesquisadora, escritora e cientista política, Livia de Oliveira. Professora titular emérita do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp, em Rio Claro, a contribuição da profissional para a geografia foi tão icônica que lhe rendeu um título de comendadora, conferido pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC), e ela virou nome de prêmio internacional, desde 2009, do concurso Livia de Oliveira de Cartografia para Crianças, que anualmente premia os melhores mapas produzidos por alunos de ensino básico.

Livia já estava aposentada, porém continuava perspicaz e atuante como orientadora de pós graduação até o fim de 2019 quando se dedicou exclusivamente a cuidar da saúde debilitada após uma pneumonia.

Filha de Joaquim de Almeida Oliveira e Altina Júlia de Oliveira, Livia nasceu na cidade de Mairinque (SP), era solteira e não possuía filhos. Deixou irmãos, sobrinhos, sobrinhos netos e bisnetos, além de inúmeros amigos e incontáveis alunos. A pedido dela, não houve velório.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.