Da Redação

Oswaldo Casella
Oswaldo Casella

Morreu em Rio Claro nesta segunda-feira (19) Oswaldo Casella, ex-vereador do município, aos 92 anos de idade. Cirurgião-dentista aposentado, Dr. Casella, como era conhecido, deixa a viúva Sra. Dorly Francischelli Casella, os filhos Danielle, Desirê, Maria Cristina, Denise, Oswaldo, Dora, Dorly e Daici (in memorian), além de 20 netos e 15 bisnetos.

O velório acontece ao longo desta terça-feira (20) no Velório Parque das Palmeiras e o sepultamento acontece às 16h45 no Cemitério Evangélico.

CARREIRA

Oswaldo Casella é natural de Araraquara. Cirurgião-dentista, foi vereador pelo Partido Democrata Cristão (PDC) na legislatura de 1960 a 1963. Mudou-se para Rio Claro em 1949, vindo de Rincão. Exerceu a profissão inicialmente no Sindicato dos Ferroviários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Conforme conta em sua biografia, não pretendia participar de atividades políticas em Rio Claro. Sua experiência no setor vinha de Rincão, onde a convite de Adhemar de Barros, em 1947, contribuíra para a formação do recém fundado Partido Social Progressista (PSP) , naquele município.

Em Rio Claro foi convidado a ingressar na política por Ulysses Guimarães e em seguida por José Felício Castellano, quando finalmente se filiou ao  PDC. Foi eleito em 1959 e assumiu cadeira no Legislativo em 1960.

Na Câmara Municipal de Rio Claro foi membro da Comissão de Justiça para o biênio 1960 e 1961. Pediu demissão do cargo em 1960. Para o biênio 1962 e 1963 foi eleito membro da Comissão de Finanças.

Amigo de João de Scantimburgo, foi seu interlocutor para doação da biblioteca do escritor ao Gabinete de Leitura de Rio Claro. Hoje o acervo encontra-se na Fundação Ulysses Guimarães.

Como ex-vereador, Oswaldo Casella gravou depoimentos para o Memorial Legislativo da Câmara Municipal em entrevista ao jornalista José Roberto Sant´Ana em 2013. A sessão especial foi marcada pela exibição de mensagem em vídeo gravada pelo deputado federal e ex-governador Paulo Maluf, histórico correligionário do ex-vereador.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.