O ex-secretário de Cultura de Rio Claro Ney Fina morreu aos 83 anos neste sábado (24). O óbito foi confirmado pela reportagem do JC com familiares e amigos do político. 

A causa da morte foi um enfisema pulmonar, uma doença degenerativa que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão. Ney foi diagnosticado também com obstrução intestinal e, após a cirurgia, teve várias complicações.

O político ocupou o cargo de secretário de Cultura e depois de ouvidor no governo de Du Altimari e também foi diretor da pasta cultural no governo de Claudio Mauro.

Advogado de profissão, ele também foi fundador do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) em 1968, fundador do Grêmio dos Seresteiros e era empreiteiro no ramo da construção civil. Amigos do político disseram que Ney sempre esteve ligado à música. 

Segundo o filho Thiago, o pai sempre lutou pela democracia, nunca aceitou indiferenças e discriminações e tinha um sonho de viver em uma sociedade mais justa, com menos desigualdade. “Um belo legado. Um homem íntegro de um coração inigualável. Muito mais que um pai. Um grande amigo. Um mestre”, disse.

Ele deixa o filhos Thiago Fina e a esposa Maria José Fina. O velório será realizado no Cemitério Parque das Palmeiras amanhã, domingo, das 10h às 13h45. Já o sepultamento será às 14h no Cemitério Municipal São João Batista.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.