Jovens pintam a quadra de esportes por iniciativa própria na região do bairro Jd. Palmeiras

Carine Corrêa

Há pelo menos uma semana jovens que utilizam uma quadra de esportes no bairro Jardim Palmeiras tomaram uma decisão envolvendo uma ajuda coletiva: reformar a quadra de esportes que fica situada na Avenida 3, entre as ruas 10 e 11.

Bruno Gabriel Aparecido Martins explica que o mutirão é formado por sete amigos. O serviço de pintura da quadra e das traves teve início nessa segunda-feira (20) e deve ser concluído nesta terça-feira (21).

“Como todos utilizam esse espaço, achamos que essa iniciativa iria beneficiar o coletivo. Utilizamos esse espaço diariamente para jogar bola. Nós até tentamos fazer contato com o assessor de um dos vereadores, mas, como não tivemos retorno, decidimos nós mesmos arregaçar as mangas”, diz o jovem que coordenava os trabalhos.

Jovens pintam a quadra de esportes por iniciativa própria na região do bairro Jd. Palmeiras
Jovens pintam a quadra de esportes por iniciativa própria na região do bairro Jd. Palmeiras

Ele também diz que a atitude foi tomada depois de observar alguns problemas naquela área: a vegetação alta, por exemplo, acabava causando alguns transtornos. Um dos membros do mutirão carpia a área ao redor do campinho. Aos poucos, a quadra ganhava vida com uma nova pintura. “Um galão de tinta conseguimos através de doação. O outro veio do nosso bolso”, ressalta Bruno.

Lazer

Algumas das opções oferecidas aos jovens para lazer em Rio Claro concentram-se no Lago Azul e em outros bairros da cidade. O Lago Azul, por exemplo, possui academia ao ar livre, pista de skate, pista de caminhada e cooper, áreas verdes, quadras poliesportivas, minicampo de futebol, playground e outras opções de lazer, e permanece aberto de segunda a segunda, inclusive nos feriados.

Outro espaço é a rotatória da Avenida 50-A. Ali foram instalados playground, equipamentos de ginástica, academia ao ar livre. O espaço também tem área verde e espaços de pavimento viário fechados ao trânsito, nos quais as pessoas andam de patins, praticam slackline e fazem outras atividades.

Outros locais mais distantes da cidade também constam da lista de áreas de lazer que são oferecidas à população, especialmente aos jovens. Como exemplos, a pista de skate, quadra de futsal, quadra de vôlei, teatro, biblioteca e outros equipamentos no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) no bairro Mãe Preta, a quadra de esporte no Novo Jardim Wenzel, a quadra de esporte no Jardim Santa Maria, quadra de esportes no Jardim América, quadra coberta do Distrito de Ajapi, pista de bicicross na Rua 3-A, play-ground no Jardim Inocoop e outras. Segundo a Prefeitura, os campos de futebol também receberam melhorias, como forma de incentivar o Campeonato de Futebol Amador.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.