Moradores de Rio Claro acionaram a reportagem do Jornal Cidade nesta quarta-feira (19), pois estão revoltados com o atendimento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da 29.

A principal reclamação é em relação a demora na triagem. Segundo os moradores, tem gente que está no posto há mais de quatro horas e ainda não foi atendido. “Já não há mais cadeiras para sentar. É um descaso”, desabafou.

Outra rio-clarense afirmou que por conta da demora tem gente até desistindo e indo com dor para casa. “Muitas pessoas estavam aqui sem almoço e, até às 15h30, não haviam sido atendidas.

O que diz a prefeitura?

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro ressaltou que ninguém ficou sem atendimento e que os atendimentos nas unidades de pronto atendimento do município são realizados a partir de classificação de risco e não por ordem de chegada. 

Afirmou, ainda, que o tempo de espera é maior para os casos mais leves, já que as urgências são atendidas com prioridade.

“Não houve falta de médicos nesta quarta-feira. A Secretaria de Saúde de Rio Claro pede para que as pessoas só procurem as unidades de urgência e emergência quando necessário,utilizando, sempre que possível, as unidades de saúde da família ou unidades básicas de saúde, sem que seja necessário agendamento”, diz a nota.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.