Moradores da Vila Paulista procuraram a reportagem do Jornal Cidade para reclamar da qualidade da água após uma manutenção feita pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE) no bairro.

O caso aconteceu na noite de segunda-feira (10) quando ao abrirem as torneiras o líquido saiu com uma coloração escura e com um forte odor: “Toda vez que acontece uma intervenção na rua, logo depois constatamos o problema. Essas impurezas vão par a caixa d’água, estragam filtros que eram para durar seis meses e diante disso duram apenas dois. Pagamos caro pelo serviço e gostaríamos de um respaldo”, disse um morador que preferiu não se identificar.

Em nota o DAAE informou que houve uma manutenção na rede, realizada no final da tarde de segunda-feira (10), na Rua P-8, com a Avenida P-19. Para realizar o serviço, a equipe de manutenção do Daae precisou interromper temporariamente o abastecimento de água na região.

Em toda manutenção há a despressurização da rede e isso faz com que as incrustações que estão na parede da tubulação se soltem. Ao finalizar o reparo e retomar o abastecimento, a pressão da água acaba deslocando estas incrustações na rede.

Porém, a equipe do Daae sempre realiza descargas na rede, mas mesmo assim, pode haver casos pontuais de cor escura na água. A autarquia recebeu em sua Central de Atendimento, apenas uma reclamação de água escura e que atendeu de imediato, fazendo descarga no cavalete do reclamante.

Por isso, o Daae pede que, nestes casos ou em outras situações relacionadas a ligações de água, os munícipes liguem e notifiquem a situação, informando a data, hora e o endereço completo da ocorrência na Central de Atendimento do Daae, pela linha 0800-505-5200, que funciona 24 horas todos os dias e atende chamadas de telefones fixos e celulares.

Há outra situação que pode ocorrer por conta de reparos na rede. Como há um aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede para restabelecer o abastecimento, pode ocasionar da água ficar com aspecto “esbranquiçado”. Neste caso, a água está com microbolhas oriundas da pressão. Tanto que ao colocar essa água em um recipiente, em segundos ela fica com seu aspecto normal e pode ser consumida normalmente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.