Moradores pedem recuperação da estrada Rio Claro-Ajapi

129

Ednéia Silva

Na véspera de Natal, houve mais um acidente de trânsito na estrada que liga Rio Claro ao Distrito de Ajapi. Um carro foi fechado por um caminhão, o motorista perdeu o controle da direção e colidiu contra um poste. Felizmente, o condutor teve apenas ferimentos leves. O veículo ficou totalmente destruído e o motorista do caminhão fugiu.

O relato foi feito por Val de Andrade, que mora em Ajapi há 14 anos. Nesse período, ela já presenciou vários acidentes na estrada, principalmente porque a via está em péssimas condições. O asfalto está cheio de buracos. Além disso, a estrada não tem acostamento, o que amplia o risco de acidentes. De um lado, há guias e postes de energia; de outro, mato. Dessa forma, os motoristas ficam sem opção de desvio.

Val passou pela estrada no momento do acidente de quinta-feira (24). Segundo ela, o desvio foi feito pelo meio do mato. A moradora comenta que a pista é usada como rota de fuga da Rodovia Washington Luís. Por isso, o asfalto está muito danificado. Os moradores do distrito reivindicam o recapeamento da via, mas ainda não foram atendidos.

Veículo Corsa foi destruído no acidente ocorrido na véspera de Natal na estrada que liga Rio claro a Ajapi (Foto: Val de Andrade)
Veículo Corsa foi destruído no acidente ocorrido na véspera de Natal na estrada que liga Rio claro a Ajapi (Foto: Val de Andrade)

Para Val, faltam empenho e força de vontade política para resolver o problema. Como forma de pressionar os vereadores, Val participou da última sessão do ano da Câmara Municipal fazendo um protesto em prol da recuperação da estrada. Ela espera ter o pedido atendido, visto que 2016 é ano eleitoral. Segundo ela, na eleição municipal anterior, a comunidade conseguiu que melhorias fossem feitas na estrada.

A Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada pela Polícia Militar para ajudar na sinalização de trânsito no dia do acidente. A corporação enviou três viaturas ao local. Os guardas interditaram a estrada para a remoção da vítima dos escombros do carro, bem como do poste e dos cabos de energia da pista. Depois disso, a via foi liberada.

No início deste mês, a prefeitura anunciou o início da operação tapa-buracos na estrada, no trecho entre a rotatória da saída de Rio Claro até a entrada de Ajapi. Val conta que os trabalhos começaram, mas depois foram suspensos sem que fossem concluídos. Questionada sobre a recuperação da estrada, a prefeitura não deu retorno até a publicação deste texto.

2 COMENTÁRIOS

  1. Realmente a estrada precisa de reparos, mas esse veiculo passou por um amigo meu, a mais de 120 km/h…. imprudência total de alguns motoristas….. Agora quando ao inicio dos reparos, vereadores fizeram ate pose para sair na foto…. saíram do local e as maquinas foram embora…..

  2. A maior arma do povo e o voto, usem na próxima eleição. Bem diz o velho ditado: Cada cidade tem a administração que merece!!!!!!!!!! Abraços amigo da terra do Tio Sam

Qual sua opinião? Deixe um comentário: