Carine Corrêa

Recanto Paraiso (7)
Há mais de um ano, os moradores cobraram o poder público sobre o asfaltamento dessas ruas

Algumas ruas sem asfalto no município, a prefeitura classifica como pontas de rua. Exemplos de vias que não foram contempladas pela pavimentação são algumas situadas no bairro Recanto Paraíso. Há mais de um ano, os moradores cobraram o poder público sobre o asfaltamento dessas ruas. Na época, a municipalidade justificou que, após fazer levantamento, as ‘pontas de rua’ existentes no município foram cadastradas no Ministério das Cidades, do Governo Federal, e que busca recursos para implantar infraestrutura e asfalto nesses trechos com verbas federais.

Passados mais de doze meses, os moradores voltam a cobrar pelo asfalto. O motorista Matheus Camargo passa com frequência pelas ruas sem pavimentação e aponta o perigo dos pedregulhos que dificultam a passagem de carros, pedestres e ciclistas. “É arriscado principalmente para quem passa a pé ou de bicicleta. Facilmente você pode cair ou tropeçar com as pedras”, alertou.
Cristiane Silva também critica o problema. “Têm as consequências triviais, como a poeira na época do calor e a lama com as chuvas. Em cada estação um transtorno”, lamenta. A comunidade ainda chama a atenção para a questão da iluminação pública. Embora disponha de algumas luminárias, a reclamação é quanto à ineficácia em seu funcionamento. “Algumas não acendem e outras ficam acesas 24 horas por dia”, conta Cristiane. Os moradores do Recanto Paraíso afirmam que, às vezes, máquinas da prefeitura passam pelas vias que não receberam o pavimento asfáltico, mas que essa medida é paliativa e logo as ruas e avenidas voltam a ficar esburacadas.

Iluminação

Sobre a questão da iluminação pública, a Prefeitura de Rio Claro e a concessionária Elektro foram informadas e garantiram uma providência à comunidade. “Não há nenhum apontamento com essas informações registrado nos canais de atendimento da Elektro. No entanto, será enviada uma equipe ao local para verificar a situação”, informou a concessionária. Já a administração municipal encaminhou nota informando que solicitou à concessionária de energia elétrica que realizasse os reparos. Novamente questionada sobre o asfaltamento no bairro Recanto Paraíso, comunicou que está preparando projeto e buscando alternativa para que o trecho no bairro receba asfalto. Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Obras em outra oportunidade, estima-se que existam 38 pontas de rua espalhadas por todo o município. De acordo com pronunciamento entre os vereadores, o investimento para pavimentação dos locais classificados como pontas de rua será algo em torno de R$ 2 milhões. No início do ano, uma ciclista sofreu uma queda acidental no cruzamento da Rua 20 com a Avenida 68. Ela foi socorrida em estado grave e não resistiu aos ferimentos, morrendo dias depois. Os vizinhos contaram na época que nesse cruzamento as quedas são frequentes.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.