Aranha encontrada em apartamento (foto enviada pelo leitor Juliano Vioto)

Ednéia Silva

Aranha encontrada em apartamento (foto enviada pelo leitor Juliano Vioto)
Aranha encontrada em apartamento (foto enviada pelo leitor Juliano Vioto)

Moradores do Portal Vitória, localizado na Avenida dos Costas, no bairro Chácara Luza, reclamam do aparecimento de muitas aranhas e escorpiões nos apartamentos. Eles acreditam que os animais se escondem nos terrenos baldios que ficam nas imediações do condomínio, por isso cobram providências dos proprietários desses lotes.

A denúncia foi enviada pelo munícipe Juliano Vioto por meio do WhatsApp da Redação do JC (9.9942-4100). “Os moradores estão cansados de encontrar aranhas em seus apartamentos. Um morador encontrou um escorpião. Proprietários desses terrenos próximos ao condomínio deveriam limpá-los e tomar alguma atitude”, disse Vioto no texto enviado à redação.

Vale lembrar que Rio Claro tem lei que obriga os donos a fazerem a manutenção de seus terrenos. Ou seja, limpar terrenos baldios é obrigação dos proprietários. Quando o serviço não é feito, a prefeitura limpa, capina e manda a conta aos responsáveis.

A prefeitura ressalta que terrenos limpos também são importantes por questões sanitárias. “Imóveis cheios de mato e sujeira atraem vários tipos de animais, inclusive os peçonhentos e transmissores de doenças, que colocam em risco a saúde da população. A manutenção regular desses terrenos também melhora o aspecto geral da cidade e deixa os bairros mais agradáveis para os moradores”, afirma.

Solange Mascherpe, do Departamento de Informação, Educação e Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), reitera que a limpeza é a arma mais eficaz contra a proliferação de insetos e animais peçonhentos. Segundo ela, a população precisa se conscientizar da importância de fazer o descarte correto do lixo.

Solange conta que o CCZ está fazendo um mapeamento dos locais onde foram encontrados escorpiões e as espécies encontradas. Dessa forma, poderá direcionar as ações para os pontos de maior incidência.

Terreno com mato alto próximo da Avenida dos Costas
Terreno com mato alto próximo da Avenida dos Costas

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.