O caminhão de lixo passa apenas duas vezes por semana, e há muitos terrenos abandonados com acúmulo de materiais

Lucas Calore

“Estamos abandonados”, diz a moradora Élia Maria Ribeiro a respeito da situação do Parque Flórida, loteamento que fica na divisa entre os municípios de Rio Claro e Santa Gertrudes.

O bairro concentra, em sua maioria, moradores de Santa Gertrudes, que resolveram investir ali em busca de mais conforto para suas famílias. No entanto, o que se vê é algo bem diferente.

Registros de água, linhas de telefonia e regularização dos Correios são só algumas das reclamações dos moradores. O caminhão de lixo passa apenas duas vezes por semana, há muitos terrenos abandonados com acúmulo de materiais. Além de tudo, não há linha de ônibus naquela região.

Rogério Pascon, prefeito de Santa Gertrudes, afirmou em entrevista na última sexta (19) ao Jornal da Manhã, da Rádio Excelsior Jovem Pan, que nesta semana inicia-se uma operação contra a dengue na cidade. Entretanto, como o Parque Flórida pertence oficialmente a Rio Claro, não pode entrar naquela localidade para realizar as ações.

O caminhão de lixo passa apenas duas vezes por semana, e há muitos terrenos abandonados com acúmulo de materiais
O caminhão de lixo passa apenas duas vezes por semana, e há muitos terrenos abandonados com acúmulo de materiais

Mais problemas

A cabeleireira Élia afirma que há CEPs nas ruas do bairro, sem sinalização, mas que mesmo assim ninguém está recebendo o serviço dos Correios. Já o pastor João Balbino Vieira se queixa da falta de investimentos da administração rio-clarense no bairro. “Não temos praticamente nada. Usamos escolas, posto de saúde e bancos de Santa”, afirma.

Ambos os moradores se queixam de um fator ainda mais preocupante: a segurança. Ou melhor, a falta de segurança no bairro. Eles dizem que têm que ligar para a polícia de RC para terem atendidas as ocorrências no local, mas devido à demora acabam desistindo. Quando alguma autoridade chega, toda a ação dos bandidos já ocorreu. O pastor Vieira afirmou que ladrões agem em plena luz do dia, constantemente. Os dois entrevistados disseram que seria melhor se Santa Gertrudes assumisse o bairro para si.

Prefeitura

Questionada sobre a situação, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio Claro afirmou que o Parque Flórida está em processo de regularização por parte do empreendedor. Portanto, vários itens de infraestrutura só serão possíveis quando o bairro for totalmente regularizado pelo loteador.

A nota enviada ao JC afirma que a prefeitura faz a limpeza e corte de mato nos terrenos obedecendo um cronograma, já que atende toda cidade. De acordo com a administração de RC, o Centro de Controle de Zoonoses esteve no local desenvolvendo um trabalho de conscientização e aplicando larvicida contra a dengue. Com relação ao atendimento médico, os moradores do Parque Flórida contam com duas unidades de referência, que são a UBS da 29 e a UPA.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.