Fachada apresenta vidraças destruídas em um dos antigos prédios da Unesp no Santana

Ednéia Silva

Mais uma vez os antigos prédios da Unesp no bairro Santana voltam a ser alvo de queixas por parte dos moradores da vizinhança. Os munícipes denunciam vários tipos de problemas, como incêndios, brigas entre os sem-teto e drogados, acúmulo de mato e lixo etc. Inseguros, os moradores pedem ajuda para resolver a situação.

Uma moradora que não quis se identificar conta que os prédios estão abandonados. Segundo ela, os imóveis tornaram-se abrigo para moradores de rua e usuários de drogas. “Quase todas as noites se ouvem gritarias e brigas”, comenta. No último fim de semana aconteceu nova briga no local e foi ateado fogo em uma das salas. Nessa segunda (26) um novo foco de incêndio foi registrado no local.

A munícipe conta que os moradores já reclamaram à prefeitura e pediram a retirada dessas pessoas do prédio, mas nada foi feito. A reclamante comenta que a população já sabe que os prédios serão reformados, mas também sabe que o processo é demorado e o problema demanda uma solução urgente.

Fachada apresenta vidraças destruídas em um dos antigos prédios da Unesp no Santana
Fachada apresenta vidraças destruídas em um dos antigos prédios da Unesp no Santana

Os referidos prédios foram cedidos pela Unesp para uso da prefeitura. São duas áreas, bem próximas uma da outra, que estão localizadas nas ruas 10 e 11, entre as avenidas 28 e 36. No local será instalado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP). O prédio da Rua 11 com a Avenida 32 já está sendo reformado, mas os demais blocos estão fechados. São esses os alvos de queixas.

Questionada sobre o problema, a prefeitura informou que o IFSP pretende abrir licitação ainda neste ano para contratar uma empresa para construir um muro no trecho da área na Rua 11 ao longo das avenidas 32 e 34. A medida visa aumentar a segurança nessa faixa considerada uma das mais vulneráveis a invasões. “Esse trecho dá acesso a amplo terreno onde ficam cinco blocos do prédio e que hoje estão expostos ao uso indevido por terceiros”, explica.

Sobre a reforma dos blocos, a prefeitura disse que “o IFSP confirmou que o investimento integra o pacote do Ministério da Educação para expansão da rede federal de ensino. No momento, o IFSP aguarda pelas definições do governo federal sobre a liberação dos recursos que darão continuidade a esses investimentos”. O governo municipal conclui dizendo que a reforma do prédio da Rua 11 com a Avenida 32 está praticamente finalizada, faltando apenas fazer os ajustes finais no sistema elétrico. O IFSP também foi procurado, mas não deu retorno até o fechamento desta edição.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.