Moradores em situação de rua podem ser vistos diariamente no Jardim Público. Coreto, entrada de comércios e agências bancárias no trecho são utilizados para pernoite

Lucas Calore

A presença de moradores em situação de rua no Jardim Público, no Centro de Rio Claro, já se tornou comum. Quem passa pela praça pode observar dezenas deles utilizando bancos e o Coreto para se abrigar.

De acordo com a Prefeitura Municipal, estima-se que cerca de 100 pessoas nessa condição existam em todo o município. A administração afirma que todas são acompanhadas pelo Instituto Viver e Conviver (IVC), que presta serviços ao município por meio de parceria com a Secretaria de Assistência Social.

Ações

São promovidas ações visando à identificação das famílias e indivíduos em situação de rua, além da construção do processo de saída das ruas e oferta de acesso à rede de serviços e benefícios assistenciais.

A gestão da Cidade Azul anunciou que recentemente cinco pessoas em situação de rua, após participarem de treinamento, passaram a contribuir com mão de obra na Horta Solidária, recebendo auxílio financeiro.

Inverno

Todo ano é realizada a Operação Inverno, que presta auxílio a essa população. A exposição ao risco de hipotermia e ao desconforto das baixas temperaturas é combatida com ações de atendimento durante o período da noite. Os trabalhos estão sendo organizados e devem ter início nas próximas semanas e seguir até o mês de agosto.

Trabalhos

No município de Rio Claro, o Serviço Especializado em Abordagem do Instituto Viver e Conviver é realizado das 8h às 17 horas de segunda a sexta-feira, em locais onde permanecem pessoas em situação de rua.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.