Uma moradora da Avenida 48 Particular vivenciou uma situação inusitada na manhã de ontem, quarta-feira (25). De acordo com o seu relato ao JC, Luciene Franco Capretz teve um saco de lixo jogado em frente a sua residência por uma pessoa que deveria, segundo ela, recolhê-lo.

“O caminhão que faz a recolha do lixo seletivo passou em frente à minha casa e, ao invés de pegar, jogou um saco, eu tenho imagens disso. Essa situação me deixou indignada. Fiz uma reclamação na ouvidoria, mas não sei se isso fará com que os responsáveis sejam punidos e que não aconteça em outras casas”, disse a cidadã.

O JC entrou em contato com a Cooperviva, Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro, que emitiu uma nota informando que a coleta no local é feita por uma empresa terceirizada, contratada pela prefeitura.

Confira a nota na íntegra:

“Diante do fato ocorrido no dia 25/01/2023, a Cooperviva – Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro esclarece à população que, conforme cronograma oficial, a coleta seletiva realizada nos bairros: Jd. Mirassol, Cidade Claret, Jd. São Paulo, Jd. Kennedy, Jd. Anhanguera, Jd. Itapuã, Jd. Araucária, Jd. Cidade Azul, Jd. Olinda, Vila BNH, V. Santa Cruz, Parque Universitário, Jd. Wenzel, Jd. Ipanema, V. Santa Terezinha, Jd. Bela Vista, Jd. São Paulo (Castelo Branco até Saburo Akamine), Jd. Paulista, Residencial San Marino, Jd. Nova Veneza, Jd. Inocoop, Chácara Boa Vista, Jd. Chervezon, Jd. Independência, Pq. das Indústrias, Jd. Hipódromo, Conj. Hab. Boa Esperança, Bairro do Sobrado e Sobradão é efetuada pela Conspavi Comércio e Locação de Máquinas Ltda, empresa contratada pela Prefeitura Municipal, por meio de processo licitatório, para a coleta e para o transporte dos materiais recicláveis. Desse modo, a Cooperviva informa que o empreendimento recebe os resíduos da organização mencionada e, posteriormente, realiza a triagem, a prensagem, o acondicionamento, bem como a comercialização dos materiais à indústria final.

Outrossim, cabe destacar que a Cooperviva possui um caminhão alugado e custeado com recursos da própria cooperativa, em virtude da baixa demanda de materiais recicláveis advindos da coleta realizada nos bairros. Para tanto, os(as) catadores(as) envolvidos(as) realizam o serviço em pontos fixos da área urbana, assim como em alguns bairros no modelo de coleta porta a porta devidamente uniformizados(as) com a logomarca da instituição. Em suma, tal prática se dá em virtude da necessidade de a organização equilibrar os custos inerentes às atividades realizadas; a renda dos(as) catadores(as) associados(as) ao empreendimento advém, exclusivamente, dos materiais recicláveis.

Portanto, a Cooperviva reitera que preza pela qualidade do serviço prestado à cidade de Rio Claro, há 20 anos, e tem buscado dialogar com o poder público municipal, gestor do contrato vigente com a empresa supracitada, a fim de dirimir situações que possam fragilizar as ações desempenhadas pela cooperativa. Entendemos que a coleta seletiva contribui significativamente à minimização dos impactos ambientais negativos ao meio ambiente e à inclusão social, assim como potencializa a geração de trabalho e renda a 35 trabalhadores(as) beneficiando indiretamente cerca de 200 famílias.

Seguem canais de comunicação para que a população possa entrar em contato e acompanhar o importante trabalho desempenhado pelo empreendimento: (19) 3536-5298 | e-mail: [email protected] | Facebook: www.facebook.com.br/cooperviva | Instagram: @cooperviva_rc.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.