Uma avenida ou uma estrada bem arborizada é sempre agradável para a vista. Quem não gosta de passear por uma via onde a paisagem natural, cheia de árvores e plantações, traz calma e tranquilidade para os pensamentos?

Pensando nisso e em outros benefícios, o morador de Rio Claro Fabio Dias resolveu dar início a uma campanha para que a população rio-clarense plante árvores em diversos pontos do município, contribuindo para uma cidade mais bonita e também mais saudável.

“Primeiro vem o benefício ambiental. As árvores trazem inúmeros benefícios para a saúde. Elas absorvem o gás carbônico (CO2) e liberam oxigênio, melhorando a qualidade e umidade do ar, além de absorver ruídos e o barulho na cidade. Outro fator importante é a diminuição da temperatura, sem contar que teremos uma cidade mais bonita, inteligente e com consciência ambiental, podendo ser referência para ações em outras cidades”, comenta o idealizador da campanha.

A ideia da campanha surgiu por conta da necessidade que Fabio percebia das pessoas entenderem o quanto é importante que os ambientes, mesmo urbanos, tenham árvores plantadas.

“A campanha tem a finalidade de mostrar a importância da arborização nas cidades, para o bem-estar das pessoas e do meio ambiente, uma vez que as árvores possuem diversas finalidades. Isso envolve obviamente projetos urbanísticos, e temos que contar com a colaboração de profissionais e órgãos públicos. Porém acredito que cada cidadão poderia, de maneira espontânea, plantar uma árvore na frente de sua residência sem esperar ações de órgãos públicos, que são extremamente burocráticos”.

Fabio ainda comenta que a ideia surgiu de maneira quase despretensiosa: “Foi algo absolutamente espontâneo que surgiu de um pensamento meu. Acabei fazendo uma publicação nas redes sociais e a repercussão foi muito maior que o esperado, mostrando que muitas pessoas têm essa mesma preocupação que eu”.

Para que a campanha dê certo, o idealizador, mesmo afirmando não ter um estudo aprofundado na área, sugere algumas ações que poderiam contribuir: “Uma ideia seria, havendo possibilidade, de se ter um incentivo da Prefeitura com um desconto no IPTU a todos os moradores que queiram aderir ao projeto, plantando uma árvore na frente de sua residência. Outra sugestão seria partir da iniciativa privada doando mudas para determinadas áreas da cidade e divulgando o nome de sua empresa”.

Fabio ainda pede que toda a população contribua para que o projeto cresça ainda mais: “Plante essa ideia, Plante uma árvore, crie raízes e deixe um legado às futuras gerações. O meio ambiente agradece, e nós também”.

APOIO

O Grupo JC de Comunicação ressalta que dá total apoio para a campanha proposta por Fabio. Acreditamos que a arborização possa fazer uma Rio Claro melhor.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.