A Paróquia Nossa Senhora Aparecida fica situada na Rua 2-A, 349, Vila Aparecida

Adriel Arvolea

Rio Claro celebra nesta sexta-feira (26), às 19h30, a Santa Missa em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul. Participarão padres, religiosos e fiéis leigos das quinze paróquias que compõem a Região Pastoral de Rio Claro. A celebração acontece na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do pároco Renato Luís Andreatto.

“Será um belíssima celebração em que haverá a coroação de Nossa Senhora com a participação especial dos integrantes do Teatro Novos Tempos”, explica Pe. Renato. Segundo o religioso, este é o momento em que católicos e não católicos manifestam sua devoção e respeito a Nossa Senhora. No Brasil, o sentimento à Mãe Aparecida é antigo e remonta o século XVIII, quando, no Rio Paraíba, três pescadores encontraram a sua imagem, recebendo, então, o título de Aparecida por causa da cidade em que foi achada.

Nossa Senhora é um dos títulos atribuídos à Santíssima Virgem Maria. Nessa contextualização, padre Renato cita Apocalipse, livro de revelação escrito pelo apóstolo e evangelista João, que no capítulo 12 encontra-se o sinal de uma mulher revestida de sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, na cabeça uma coroa com doze estrelas, grávida prestes a dar à luz. Esta simbologia bíblica remonta os traços da Virgem Maria.

“Vemos na imagem de Nossa Senhora que aos pés de Maria há uma lua. Sabemos que a lua é reflexo do sol e o grande sol é Jesus. As trevas, simbologia da lua, são superadas pela grande luminosidade do sol, que é Jesus em nossa vida. Por isso, Maria é revestida da presença de Deus na sua vida”, comenta.

Desta forma, Maria tinha todas as condições pessoais, morais, espirituais e sociais para ser revestida da graça de Deus. “Temos, então, Maria chamada por Deus para ser Mãe do Salvador. Uma mulher simples, humilde e pura no meio do povo. É todo o sentido de um país católico que inspira o amor a Deus. Vamos invocá-la conforme a fé e a devoção de casa um”, conclui.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.