O inverno começa somente no dia 21 de junho mas, de acordo com especialistas da área, ele dará as caras pela primeira vez neste ano e de forma intensa, a partir de hoje.

“Essa mudança brusca nas temperaturas se deve a uma frente fria que passou no fim de semana pelo litoral paulista e seguiu para o Rio de Janeiro. Ela abriu espaço para uma massa de ar polar que deve persistir até domingo, porque tem um ciclone subtropical no oceano que vai segurar essa massa no continente, fazendo que as mínimas fiquem abaixo dos 10 graus até domingo”, afirma Carlos Burigo, técnico da estação Ceapla/Prefeitura de Rio Claro/Unesp.

O profissional também alerta para a possibilidade de geada na região para a madrugada de quarta (18) nas baixadas e alguns pontos mais elevados.

Por fim, Burigo fala sobre a importância de se procurar fontes seguras e confiáveis para se atualizar sobre as notícias do frio: “Estão circulando áudios no WhatsApp falando que esta será a onda de frio mais intensa do século, que vai nevar em São Paulo, não acreditem em tudo o que vocês recebem pela internet”.

Operação Inverno

Programada para começar no dia 1º de junho, a Operação Inverno, que vai auxiliar moradores em situação de rua e seus animais, está precisando da doações de colchões novos ou usados (desde que estejam em bom estado de conservação).

A ação vai seguir até o dia 31 de agosto podendo ou não ser prorrogada. Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e outros voluntários estarão percorrendo as ruas oferecendo abrigo para essa parcela da população.

Doações

Interessados em doar colchões podem entrar em contato com a vereadora Carol Gomes através do telefone 99721-8853, ou entregar na Udam (Av. 23 n° 1.483, Bairro do Estádio), unidades dos Cras, Fundo Social (prefeitura) e Secretaria de Desenvolvimento Social (NAM – Rua 6, Santana).

Defesa Civil faz alerta para dias de frio

A Defesa Civil de Rio Claro está fazendo um alerta à população sobre a queda das temperaturas a partir desta terça-feira (17). “Já vínhamos monitorando a situação e recebemos a confirmação da defesa civil estadual de que Rio Claro também será afetada pelo frio que está chegando a algumas regiões do País”, informa Danilo Kuroishi, diretor municipal de Defesa Civil.

De acordo com as previsões da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, a temperatura mínima em Rio Claro nesta terça-feira (17) deverá ser de 9 graus e chegar a 4 graus na quarta, quinta e sexta-feira, dias em que o município poderá ter geadas. As temperaturas máximas nesses três dias serão de 16, 17 e 18 graus.

“A orientação é para que se tenha cuidados especiais especialmente com idosos e crianças”, observa Danilo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.