Na disputa do primeiro turno do NBB, as equipes jogaram no ginásio Felipe Karam, com vitória do Bauru, por 72 a 63

Matheus Pezzotti

Os quatro times brasileiros que disputam a Liga das Américas conheceram na noite da Quarta-Feira de Cinzas (10) os grupos e adversários da segunda fase.

Mogi e Bauru estão no Grupo E, enquanto Flamengo e Brasília caíram no F. A divisão possibilita um Final Four só com equipes do Brasil. O atual campeão Bauru será sede e vai receber, no Ginásio Panela de Pressão, o Mogi das Cruzes, o Quimsa, da Argentina, e o Malvin, do Uruguai, em jogos dos dias 19 a 21 de fevereiro.

Mas antes, na terça-feira (16), pela 22ª rodada do NBB, o time bauruense enfrentará o Rio Claro Basquete, às 20h, também diante da sua torcida. Segundo a assessoria de imprensa do time de Bauru, o jogo está mantido, pois a equipe já se planejou para esta sequência de jogos. Porém, alguns outros jogos do nacional com os demais times brasileiros envolvidos devem sofrer alterações.

O Flamengo e o Brasília estão no outro grupo, com jogos que serão disputados de 26 a 28 de fevereiro em Barquisimeto, na Venezuela, com os times Correcaminos, do Panamá, e o Guaros de Lara, do país anfitrião.

Na disputa do primeiro turno do NBB, as equipes jogaram no ginásio Felipe Karam, com vitória do Bauru, por 72 a 63
Na disputa do primeiro turno do NBB, as equipes jogaram no ginásio Felipe Karam, com vitória do Bauru, por 72 a 63

Apesar da confirmação das equipes, a Fiba Américas ainda não divulgou o calendário das partidas. Mogi, Bauru e Flamengo chegam à segunda fase como as únicas equipes com 100% de aproveitamento no torneio.

Os três brasileiros terminaram como líderes dos grupos A, B e C, respectivamente, na primeira fase. Brasília perdeu na estreia, mas garantiu a vaga na segunda posição do Grupo D, após vencer o Guaros, líder da chave.

Na segunda fase, as quatro equipes de cada grupo se enfrentam em jogo único e os dois primeiros colocados avançam para o Final Four. O primeiro de cada chave enfrenta o segundo colocado do outro grupo. Os dois vencedores fazem a decisão. O campeão também garante o direito de disputar a Copa Intercontinental contra o vencedor da Euroliga.

RC BASQUETE

No NBB, o Rio Claro Basquete vem de três vitórias seguidas em casa, contra Macaé (62 a 61), o atual campeão Paulista, São José (67 a 63) e contra o vice do estadual, Mogi (98 a 84), e está na zona de classificação, em oitavo lugar, com nove vitórias em 20 jogos disputados.

Depois do Bauru, o time comandado pelo técnico Dedé Barbosa terá mais três jogos fora de casa. Contra Franca, no dia 18, contra o Basquete Cearense, no dia 24, e contra o Vitória, no dia 26, voltando a jogar no ginásio Felipe Karam apenas no dia 9 de março, contra o Caxias do Sul.

Em fase final de recuperação de uma lesão de ligamento cruzado anterior no joelho esquerdo, ocorrida em agosto de 2015, o pivô Bruno Fiorotto deve começar a treinar diariamente com o time rio-clarense a partir da próxima semana.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA