Grêmio Recreativo Cia Paulista sedia novamente campanha de doação de sangue em prol do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú. Muitos pacientes de nossa cidade são atendidos pela entidade

Lucas Calore

Uma mensagem que está sendo compartilhada pelo aplicativo WhatsApp chamou a atenção dos moradores de Rio Claro. O texto diz que uma garota chamada Elisa Mirela Guedes de Lima está precisando com urgência a doação de sangue do tipo AB.

A mensagem alerta para o risco de morte e que o hemocentro da cidade não teria o tipo sanguíneo. A mensagem cita que a criança estaria internada num local chamado Policlínica.

Coincidentemente, em Rio Claro há uma clínica com esse nome. Em contato com a reportagem do JC, uma funcionária afirmou que o fato é um boato e que também receberam a mensagem.

Larissa Baraldi, do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, disse também que a mensagem não se refere ao município. Porém, alerta que o banco sempre precisa de doações de sangue, principalmente dos tipos O positivo e O negativo.

Vários veículos de comunicação de todo o país também noticiaram o mesmo caso como sendo falso.

COMO DOAR

As coletas do Banco de Sangue da Santa Casa acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 11h. São recomendados alguns requisitos básicos, como ter entre 18 e 70 anos, estar acima dos 50 quilos, estar bem alimentado, não ter ingerido qualquer tipo de bebida alcoólica nas últimas 24 horas do dia da doação.

Para ser um doador regular, é importante comparecer ao posto de coleta de duas a três vezes por ano, com a perspectiva de fidelizar esse compromisso. A Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro fica na Rua 2 com a Avenida 15, no Centro de Rio Claro. Mais informações no 3535-7060.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.