Mensagem em WhatsApp sobre criança precisando de sangue é falsa

2125

Lucas Calore

Uma mensagem que está sendo compartilhada pelo aplicativo WhatsApp chamou a atenção dos moradores de Rio Claro. O texto diz que uma garota chamada Elisa Mirela Guedes de Lima está precisando com urgência a doação de sangue do tipo AB.

A mensagem alerta para o risco de morte e que o hemocentro da cidade não teria o tipo sanguíneo. A mensagem cita que a criança estaria internada num local chamado Policlínica.

Coincidentemente, em Rio Claro há uma clínica com esse nome. Em contato com a reportagem do JC, uma funcionária afirmou que o fato é um boato e que também receberam a mensagem.

Larissa Baraldi, do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, disse também que a mensagem não se refere ao município. Porém, alerta que o banco sempre precisa de doações de sangue, principalmente dos tipos O positivo e O negativo.

Vários veículos de comunicação de todo o país também noticiaram o mesmo caso como sendo falso.

COMO DOAR

As coletas do Banco de Sangue da Santa Casa acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 11h. São recomendados alguns requisitos básicos, como ter entre 18 e 70 anos, estar acima dos 50 quilos, estar bem alimentado, não ter ingerido qualquer tipo de bebida alcoólica nas últimas 24 horas do dia da doação.

Para ser um doador regular, é importante comparecer ao posto de coleta de duas a três vezes por ano, com a perspectiva de fidelizar esse compromisso. A Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro fica na Rua 2 com a Avenida 15, no Centro de Rio Claro. Mais informações no 3535-7060.

1 COMENTÁRIO

  1. Mas tem que ser muito ingênuo ou leigo pra acreditar nisso…qualquer um sabe que o sangue tipo AB é receptor universal, ou seja: pode receber A,B,O e AB, desde que o fator RH seja o mesmo. Antes essas mensagens vinham por e-mail, depois orkut, facebook, agora WhatsApp. A internet e a rede social não funciona como deveria nesse país, triste…

Qual sua opinião? Deixe um comentário: