A atração deve reunir cerca de trinta mil pessoas nas imediações

Divulgação

A tradicional quermesse da Igreja Matriz de São João Batista, no centro histórico da cidade, é um dos carros-chefe da programação de aniversário da cidade. As atividades do evento começaram no sábado (4) e continuam até o dia 26 de junho, sempre nos finais de semana.

A programação para comemorar os 189 anos de Rio Claro vem novamente diversificada, como tem acontecido nos últimos anos.  O pátio da Igreja de Santo Antônio, na Vila Paulista, chama a população para a Festa de Santo Antônio, que ocorrerá ainda nos dias 11, 13 e 18, das 19 às 23 horas.

O programa festivo para junho começou na quinta-feira (2), com a abertura da exposição de arte sacra que reúne mais de 50 obras do artista mineiro Hélio Petrus. A exposição permanecerá aberta até dia 12, das 9 às 21 horas, com entrada franca e é uma excelente oportunidade para ver obras que evocam o barroco, de que Petrus é um dos mais expressivos nomes da atualidade.

Entre os mais de 20 eventos que compõem a programação para este ano, o desfile de aniversário, no dia 24, a partir das 9 horas, no Jardim Público, está entre as atrações que mais agradam ao público. O tema do desfile homenageia a defesa da natureza e do meio ambiente e fala do desenvolvimento de Rio Claro: “Cidade Sustentável”.

Presente, como em todos os anos anteriores, a música também tem participação no calendário festivo. Ela poderá ser ouvida no evento Black June, nos dias 11 e 12 de junho, na Avenida Ulysses Guimarães.

O 7º Encontro de Bandas Sinfônicas, na antiga estação ferroviária, dia 12, é outra opção musical para os rio-clarenses. Dia 11 é a data, ainda, da abertura da 3ª Festa da Cachaça, que acontecerá no Espaço Livre da Vila Martins, inclusive com almoço no domingo (12), à base de costela ao fogo de chão.

Ainda no dia 11, haverá a exibição do show da Esquadrilha da Fumaça, no Aeroclube, às 16h.

O talento humano, com tintas, traços, espátulas e pinceis vai encantar visitantes no 34º Salão de Artes Plásticas, dia 17, no Centro Cultural Roberto Palmari. Para os devotos da boa culinária brasileira, dia 19 de junho, no Sobradão, será servida a famosa feijoada solidária, com renda revertida para o Abrigo São Vicente de Paulo.

Os balões voltam a cruzar o céu da cidade de 24 a 26 de junho, com a III Copa de Balonismo, que reunirá 15 pilotos, centralizada no aeroclube da cidade, evento que também receberá, com entrada frança, o show do cantor Kiko Zambianchi, no dia 24, às 20 horas.

Os colecionadores e admiradores de relíquias que rodam sobre quatro rodas, por sua vez, terão muito que ver nas Faculdades Claretianas, dia 3 de julho, por ocasião da 25ª Exposição de Carros Antigos.

Cartão de visitas da cidade, as orquídeas esperam os rio-clarenses e turistas na 72ª Exposição Nacional, de 24 a 26 de junho, nas Faculdades Claretianas. A dança, os bailados, igualmente estarão representados na festa de aniversário da Cidade Azul, com o Baile de Aniversário, dia 22 de junho, às 14 horas, no Grupo Ginástico Rioclarense.

As atividades físicas programadas estabelecem para o dia 19, no entorno do aeroporto local, a Caminhada e Corrida de Apoio ao Idoso e Atleta, marcada para as 9 horas. Na véspera, 18, haverá Concerto de Aniversário, com a Orquestra Sinfônica de Rio Claro e Banda União dos Artistas Ferroviários, às 20 horas, no Centro Cultural Roberto Palmari, que abrirá suas portas, dia 25, às 20 horas, para o Encontro de Corais e, no dia 29, mesmo horário, para a Orquestra Experimental dos Alunos da Sinfônica de Rio Claro.

O mês de aniversário de Rio Claro terá ainda os seguintes eventos: Caravana de Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, dia 10, das 8h30 ao meio-dia, no refeitório do Núcleo Administrativo Municipal; Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, dia 15, das 8 horas ao meio-dia, no Jardim Público; Paz na Cidade, Igreja do Evangelho Quadrangular, dia 24, às 18 horas, no Ginásio de Esportes Felipe Karan.

Em julho, do dia 8 a dia 10, a partir das 19 horas, a programação dos 189 anos de Rio Claro será encerrada com o 25º Arraial Azul, na antiga estação ferroviária.​

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.