De um lado comerciantes revendo preços dos produtos e de outro consumidores em busca de descontos que satisfaçam não só a necessidade do item que precisam, mas também o alcance do bolso.

“O Varejo é uma atividade muito dinâmica, logo os comerciantes não podem perder as oportunidades para incrementar as suas vendas. Além das datas especiais que ocorrem ao longo do ano e já são conhecidas dos consumidores, a Black Friday é uma realidade brasileira. É uma oportunidade para se vender mais e renovar os estoques para o período natalino. Para os consumidores é uma forma de economizar e também antecipar as compras de Natal.

Nossas pesquisas têm caráter qualitativo e, sendo assim, identificamos que a totalidade de varejistas tem expectativa de vender mais que no mesmo período do ano passado. As lojas estão abastecidas, as equipes preparadas e os preços são convidativos”, afirma Antonio Carlos Beltrame, presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc).

O anúncio das promoções já vinham acontecendo ao longo da semana em muitos comércios e sites, mas hoje (28) é realmente o “Dia D” da Black Friday e por isso a reportagem do Jornal Cidade traz algumas dicas e orientações com o intuito de facilitar a vida de quem se programou para comprar nesta data.

“O fato é que a grande maioria quer realmente beneficiar o consumidor e claro também alavancar as vendas, mas infelizmente sempre têm aqueles que fazem propagandas enganosas ou até mesmo criam sites falsos para aplicar golpes que deixam o comprador com dor de cabeça, sem a mercadoria e sem o dinheiro ainda por cima. Por isso nós do Procon estaremos à disposição da população para orientar e tirar dúvidas. Aliás, por falar em dúvidas, se elas existirem não se arrisquem, não comprem. Procurem auxílio. Estaremos trabalhando em nossos dois endereços no Centro e no Cervezão e com nossas equipes nas ruas percorrendo as lojas”, diz Benedito Fernandes da Costa, diretor do Procon Rio Claro.

Quem também orienta é a Polícia Militar. A instituição divulgou alguns pontos a serem seguidos por aqueles consumidores que gostam de compras on-line:

– Confira o endereço do site antes de colocar seus dados;

– Atenção aos aplicativos falsos;

– Fique de olho em promoções “imperdíveis”;

– Desconfie de mensagens recebidas;

– Evite compras em Wi-Fi público.

COMÉRCIO EM RIO CLARO NESTA SEXTA:

Em decorrência da Black Friday, o comércio rio-clarense funciona em horário especial nesta sexta (29) e Sábado (30). Hoje, as lojas de rua abriram às 9h e fecharão às 22h. Amanhã o comércio de rua fica aberto das 9 às 18h.

O Shopping Rio Claro também terá horário de funcionamento ampliado neste final de semana. Nos dias 29 e 30 a abertura é às 8h30 e o fechamento à meia-noite. No Domingo, dia 1º de dezembro, abertura às 12h e fechamento às 22h.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.