Está circulando nas redes sociais um vídeo do médico endocrinologista Itamar Perez, responsável pelo PA do Cervezão de Rio Claro, alertando a população sobre a lotação dos leitos do Hospital de Campanha feito no local. Ao todo são 40 leitos hospitalares ocupados por paciente com Covid-19.

No vídeo o médico diz que as pessoas que estiverem com sintomas de gripe, nariz escorrendo e dor no corpo fiquem em casa. “Estamos em um momento em que as medicações internacionais estão acabando, correndo o risco de ficarmos sem ‘drogas’ para sedar os pacientes e também na redução da carga de oxigênio”.

Em nota a Fundação Municipal de Saúde esclarece que está providenciando a contratação de mais médicos e também trabalha na revisão dos critérios de abastecimento de oxigênio dos equipamentos de saúde, visando não correr riscos de interrupção no seu fornecimento. Está em estudo medida para incorporação de usinas de oxigênio à rede, priorizando os equipamentos dedicados ao tratamento da Covid. Além disso, o município está providenciando a aquisição de mais respiradores, bombas de infusão, kits de intubação, sedativos, analgésicos e bloqueadores. Também estão sendo revistos os estoques e provisionamento de equipamentos de proteção pessoal, incluindo máscaras, luvas, aventais, macacões e escudos faciais.

“Nada disso será suficiente se a população não entender que se não adotar as medidas preventivas a situação irá se agravar, até porque a variante P1 tem maior capacidade de transmissão e nos impõe, a todos, um risco maior”, ressalta Giulia Puttomatti, secretária de saúde. “É fundamental que cada um seja responsável e siga rigorosamente as medidas de prevenção, que incluem, principalmente o distanciamento social. As festas podem ficar para depois, agora o mais importante é que nos mantenhamos vivos e saudáveis”, acrescenta a secretária.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.