Saúde

O Estado de São Paulo recebe, nesta semana, o estoque de 2,3 milhões de comprimidos do medicamento 3 em 1 para o tratamento de pacientes com HIV e Aids, enviados pelo Ministério da Saúde na última semana.

A previsão é de que a dose tripla combinada, composta pelos medicamentos Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg), comece a ser distribuída aos pacientes do estado ainda nesta semana.

A combinação de medicamentos deverá beneficiar em todo o país 100 mil novos pacientes com HIV e Aids. O Ministério da Saúde investiu R$ 36 milhões na aquisição de 7,3 milhões de comprimidos para todo o país. O estoque é suficiente para atender os pacientes nos próximos doze meses.

De acordo com o novo boletim epidemiológico, atualmente cerca de 734 mil pessoas vivem com HIV e Aids no país. A epidemia no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos a cada 100 mil habitantes. No Estado de São Paulo essa taxa é de 18 a cada 100 mil habitantes.

Em 2014, o Ministério da Saúde incorporou novos medicamentos, como o Ritonavir 100 mg, na apresentação termoestável.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.