Divulgação do resultado final com as faculdades autorizadas estava programada para o dia 24 de junho de 2015 (Foto: Arquivo)

Divulgação

Divulgação do resultado final com as faculdades autorizadas está programada para o dia 24 de junho de 2015 (Foto: Arquivo)
Divulgação do resultado final com as faculdades autorizadas está programada para o dia 24 de junho de 2015 (Foto: Arquivo)

Um grande avanço para a implantação do curso de medicina marca o final de ano em Rio Claro. O Ministério da Educação (MEC) abriu o credenciamento para as instituições de ensino que querem oferecer o curso, que terá inicialmente 55 vagas na cidade. Para o prefeito Du Altimari, que recebeu cópia do edital, publicado terça-feira (23) pelo MEC no Diário Oficial da União, “esse é um grande presente de Natal para os rio-clarenses”.

Pelo menos cinco instituições já se manifestaram interessadas em oferecer o curso de medicina em Rio Claro: Anhanguera, Asser, Uniesp, Grupo Bandeirantes e Claretianas. Segundo o edital do MEC, as mantenedoras interessadas têm até o dia 23 de janeiro para credenciamento e, depois, até seis de fevereiro para apresentarem toda a documentação.

Rio Claro vem trabalhando intensamente para viabilizar um curso local de medicina desde que formalizou, em novembro do ano passado, a inscrição no programa lançado pelo Ministério da Educação em outubro de 2013. Além das 55 vagas para o município, outras cidades da região também foram contempladas com o curso – Araras e Limeira terão 55 vagas, e Piracicaba, 75, totalizando 240 vagas.

No início deste mês, Altimari e representantes de outros municípios estiveram em Brasília conversando com o ministro da Educação, Henrique Paim, para discutir ações e pedir rapidez na condução da implantação do curso de medicina.

“A publicação da minuta do documento poucos dias após a reunião em Brasília, e do edital de credenciamento antes de terminar o ano, mostra que nossos esforços estão valendo a pena e que a faculdade de medicina em Rio Claro está cada vez mais concreta”, comenta Altimari.

Segundo o edital de credenciamento, a divulgação da classificação nesta primeira fase será dia 8 de abril e a divulgação do resultado preliminar acontece dia 22 de maio. Após o período de interposição de recursos, a divulgação do resultado final, com o nome das faculdades autorizadas a oferecer os novos cursos de medicina, está programada para o dia 24 de junho.

Paralelamente, Rio Claro segue se estruturando para que receber o curso. Na semana passada a Fundação Municipal de Saúde e o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa aplicaram processo seletivo de especialização em preceptoria para residência médica do SUS.

O secretário de Saúde, Geraldo Oliveira Barbosa, explica que os aprovados no processo seletivo receberão treinamento e capacitação a partir de 2015. “Estamos trabalhando para que seja possível o treinamento em residência médica nas áreas de medicina da família e saúde coletiva, ginecologia e obstetrícia, psiquiatria e saúde mental”, informa.

O objetivo de Rio Claro é ter uma das melhores estruturas de curso de medicina, que estão sendo implantadas no município.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.