Mato alto, animais peçonhentos e falta de segurança preocupam população.

Moradores dos bairros Vila Paulista e Jardim Novo 2 relataram mato alto, presença de diversos animais, inclusive peçonhentos, em áreas próximas de suas residências, causando diversos transtornos.

Sentir medo ao entrar ou sair de casa por conta do mato alto e da falta de segurança, ter que lidar com o aparecimento de animais peçonhentos, problemas com entulho de terceiros e, claro, tentar encontrar uma solução para tudo isso.

Essa tem sido a vida de diversos moradores da Rua P-8, na Vila Paulista. Maria Oliveira, Cássia Segala, Marcos Oliveira, José Silva, Luiz Costa e demais moradores estão preocupados com tudo o que vem acontecendo desde 2019 na região onde vivem.

Imagem de área localizada no bairro Vila Paulista; moradores do Jardim Novo 2 também enfrentam o mato alto na região.

“As casas foram derrubadas e os terrenos abandonados e aí virou essa situação desde 2019 e só tem piorado. Não sabemos mais para quem pedir ajuda”, disse uma moradora.

O problema, segundo Maria Oliveira, cresce há tempos. E recentemente todos estão ainda mais assustados, pois conseguem ver pessoas saindo e entrando na área de mata.

“Passamos a observar essa movimentação e estamos preocupados, temos nossas casas, nossos filhos que voltam da escola, crianças e realmente não sabemos a quem recorrer. Sem falar na quantidade de animais peçonhentos que surgem nas residências e precisamos estar atentos”, explica.

Outro ponto abordado é o despejo de entulho de terceiros nos terrenos abandonados do bairro.

“Caminhões despejaram entulho de outras construções nos terrenos aqui no bairro”, relata a moradora.

ÁREA VERDE

Um segundo ponto que tem causado transtorno para moradores da região é uma área verde localizada na Rua 11, no Jardim Novo 2.

De acordo com a moradora Júlia Della Torre, no espaço em que passa um pequeno córrego e liga o bairro até o Parque dos Monstros, os cuidados antes vinham por parte dos moradores vizinhos, “mas com o mato tão alto, fica impossível até mesmo de carpir”, fala.

Questionada, a prefeitura municipal informou que ‘limpeza dos terrenos particulares é de responsabilidade dos donos. Quando eles não fazem o serviço e o terreno é aberto, a prefeitura realiza a limpeza e envia conta ao proprietário. Nesse caso o serviço é feito quando as equipes de manutenção estão trabalhando na região dos imóveis em questão. A prefeitura reforça que o município tem estrutura para o descarte correto de lixo e entulho – coleta de lixo domiciliar, coleta seletiva, cata-bagulho e ecopontos. Não há motivo para se fazer o descarte incorreto de materiais”.

Sobre a área verde, “quando se trata de área pública, o município realiza periodicamente serviços de limpeza e corte de mato. Em razão da grande quantidade de chuvas e maior incidência de luz solar neste período do ano, a vegetação cresce de maneira acelerada”, diz a nota.