Agasalhos serão os companheiros dos rio-clarenses que irão sair de casa nos próximos dias. Foto: Arquivo JC.

Previsão é de mínimas variando entre 4 e 7 graus neste período

Uma massa de ar frio entrou no estado de São Paulo e já nesta madrugada derrubou as temperaturas. O clima típico da estação mais fria do ano tem previsão de seguir até domingo (16) com mínimas variando entre 4 e 7 graus: “Os mapas mostram que a madrugada deste sábado deve ser mais fria que a que tivemos de ontem para hoje”, afirma Carlo Burigo, técnico da estação Ceapla/Prefeitura de Rio Claro/Unesp.

Burigo ainda aponta que para domingo está prevista chuva.

Orientações

A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, a ocorrência de doenças que atacam o aparelho respiratório. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Mantenha-os agasalhados.

Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite), é essencial tomar medidas simples, como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos. De maneira geral, ter uma alimentação equilibrada e rica em vegetais é essencial, assim como ingerir água mesmo sem que a sede se manifeste.