Profissional da saúde do Daae visitou os setores para ressaltar a importância da prevenção do câncer de colo de útero e cuidados necessários.

A campanha Março Lilás é voltada para a conscientização e enfrentamento ao câncer de colo de útero. Na quinta-feira (9), o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro realizou o “Minuto da Saúde” para ressaltar a importância da prevenção e cuidados com a saúde.

A técnica em enfermagem da autarquia, Naiara F. Bonatte Marques, visitou todos os setores do Daae para falar sobre o cuidado com o colo de útero e da vacina HPV, que previne este tipo de câncer e é aplicada em crianças dos 9 aos 14 anos de idade, como parte do calendário anual de vacinação.

“Como é um assunto pertinente a mulheres e homens, resolvemos fazer essa ação de forma breve e objetiva, para falar sobre prevenção da doença e da vacina, que inclusive está disponível na rede municipal de saúde”, explica Naiara.

O exame de papanicolau, fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, é feito em todas as unidades de saúde da cidade. Além dos exames agendados, neste mês de março haverá também atendimento de demanda espontânea em algumas unidades de saúde para mulheres de 24 a 64 anos.

A orientação é para que as mulheres procurem a unidade de saúde mais próxima para mais informações de dias e horários desses atendimentos. O exame também pode ser agendado por telefone, pelo número 0800-019-0999.

No mês dedicado às mulheres, esta foi mais uma ação feita pelo Daae nesta semana. Na terça-feira (7), foi realizada palestra sobre os direitos das mulheres, ministrada pela assistente social e assessora da Secretaria Municipal da Segurança e Defesa Civil, Sônia Mantovani, e na quarta-feira (8) foi oferecido um café da manhã para as servidoras no refeitório da autarquia.

Tags: , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.