A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realiza nesta semana, na escola Senai, o curso de boas práticas de manipulação de alimentos, voltado a trabalhadores do setor de alimentos do município. O curso tem duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, com a participação de 60 pessoas que exercem funções em pizzarias, supermercados, indústrias de alimentos, escolas, lanchonetes, restaurantes, rotisseries e açougues, e ambulantes.

As aulas, que irão até quinta-feira (9), são ministradas pela Vigilância Sanitária, por meio de sua equipe de nutrição, que aborda temas que estão presentes no dia a dia de quem trabalha no setor de alimentos. Entre os assuntos abordados estão doenças transmitidas por alimentos, tipos de contaminação, boas práticas de manipulação, higiene pessoal, qualidade sanitária na manipulação de alimentos, manual de boas práticas, procedimentos operacionais padronizados, higienização de utensílios e transporte de alimentos, além de exemplos práticos das fiscalizações de rotina realizadas pela Vigilância.

“A abrangência do curso permite qualificar profissionais de diversos ramos do setor alimentício, o que deve impactar positivamente no dia a dia do trabalho oferecido por eles, resultando em maior qualidade nos alimentos comercializados”, relata Agnaldo Pedro da Silva, coordenador da Vigilância Sanitária.