A equipe de técnicos de radiologia, médica mastologista e assistente social do AME Rio Claro

Lucas Calore

O mês de outubro chegou e com ele inicia-se um movimento bastante especial: o Outubro Rosa. A campanha mundial visa reforçar a importância da prevenção ao câncer de mama e incentivo ao exame de mamografia. Em Rio Claro, o AME – Ambulatório Médico de Especialidades, ligado ao Governo do Estado de São Paulo, é o órgão responsável pela oferta dos exames gratuitos às mulheres do município e de outras 25 cidades da região.

De acordo com dados do AME-RC, somente em 2016 foram realizadas 8.514 mamografias na unidade. Em 2017, de janeiro a agosto, 6.689 exames desse tipo. Priscila Fernandes Ferraz, gerente administrativa, esclarece que há duas formas da mulher ter acesso ao exame. “A primeira é por encaminhamento médico. A paciente vai a uma UBS (Unidade Básica de Saúde), onde o clínico vai solicitar o exame e o município agenda no AME. A segunda maneira é através do Programa Mulheres de Peito, para as pacientes de 50 a 69 anos, o qual chamamos de rastreamento. Essa faixa etária é mais propícia [ao surgimento da doença], então a mulher pode vir sem encaminhamento. Ela liga no 0800-77-90-000 e agenda diretamente a mamografia”, detalha.

Hoje em dia, são ofertadas em média 550 a 600 mamografias por mês. Após a realização da mamografia, por qualquer alteração apresentada, a paciente continua sendo atendida no local. “Agendamos o ultrassom, mastologia e biópsia aqui. Temos esse papel de acompanhar a paciente até ela ser encaminhada para tratamento, se for o caso”, explica Ferraz. No mês de outubro serão promovidas quatro palestras – uma por semana – sobre o câncer de mama para as mulheres. O evento tem como objetivo o ensino prático e didático do autoexame. Toda comunidade está convidada a participar.

Importância

Segundo a assistente social Elisangela M. P. Binatti, depois de diagnosticada a doença, a paciente é atendida novamente em até 60 dias. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda que a mulher faça o exame de mamografia a partir dos 40 anos, anualmente, de acordo com a mastologista Drª Alice Junqueira.

“Se fazemos a mamografia sempre, diagnosticamos mais cedo e a chance da paciente ser curada é maior. Se não for feito o exame, na maioria das vezes não é possível saber se a mulher tem algum problema, pois a doença não faz sentir dor. Tem que fazer a mamografia para saber se tem algo alterado”, pontua. Se a paciente tiver histórico familiar de câncer de mama, a recomendação é que o exame seja feito com ainda mais antecedência, a partir dos 25 anos de idade.

O ilustrador de Rio Claro, Flávio Wetten, criou essa ilustração especial sobre o Outubro Rosa para o Grupo JC de Comunicação. Conheça o artista: @lifeonadraw.

 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.