DESCARGAS ELÉTRICAS: em caso de temporais acompanhados por raios e ventos, procure abrigo em um local seguro (Foto ilustrativa)

Sidney Navas

DESCARGAS ELÉTRICAS: em caso de temporais acompanhados por raios e ventos, procure abrigo em um local seguro (Foto ilustrativa)
DESCARGAS ELÉTRICAS: em caso de temporais acompanhados por raios e ventos, procure abrigo em um local seguro (Foto ilustrativa)

Dados fornecidos pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que, durante 2014, Rio Claro foi atingida por 2.633 raios. Já em Piracicaba, neste mesmo período, foram 3.464 ocorrências do tipo contra 1.264 computadas em São Carlos, 988 em Limeira e 775 em Araras.

Desde o início do ano até agora, só no Estado de São Paulo, oito pessoas, sendo quatro da mesma família, morreram depois de serem atingidas por raios. O mesmo aconteceu no final da tarde de quarta-feira (7) na zona rural de São Carlos, onde um rapaz de 15 anos também morreu ao receber uma descarga elétrica. O garoto estava ao lado do pai dele, de 50 anos, que também ficou ferido.

Segundo as autoridades, os dois trabalhavam na capinagem de um sítio na região do bairro Aparecidinha da Babilônia, no momento do acidente. Assim que começou a chover, os dois foram buscar abrigo embaixo de uma árvore. Danilo de Almeida, diretor da Defesa Civil local, cita que numa situação parecida a essa, a última coisa a ser feita é justamente tentar se proteger dessa forma.

“Se começar a chover forte com muitos raios e ventos e a pessoa estiver num local descampado sem nenhum prédio por perto, o melhor a fazer é se deitar ou se manter agachado e esperar o temporal passar”, diz. Ainda segundo ele, dentro da cidade, em caso de chuva forte acompanhada de descargas elétricas, é mais fácil encontrar um local seguro, como por exemplo o interior de alguma edificação. Se estiver dentro de uma piscina ou rio, saia o mais rápido possível. “Permanecer nesses locais com o tempo assim é arriscado demais. A água acaba atraindo os raios”, cita Almeida.

Como sempre ocorre no início de dezembro, o Inpe divulga a previsão de ocorrência de raios nas regiões do Brasil durante todo o verão. Para a temporada 2014-2015, a previsão é de que haverá aumento na incidência de raios nas regiões Sul, Nordeste e Norte. Já as regiões Sudeste e Centro-Oeste deverão receber raios em incidência levemente abaixo da média, conforme a previsão esperada pelas autoridades.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.