Imagem de arquivo.

Até o dia 16 de maio, o Centro de Controle de Zoonoses de Rio Claro já havia realizado mais de 800 vistorias em pontos estratégicos e imóveis especiais do município. No total foram 820 locais visitados, incluindo borracharias, oficinas mecânicas, empresas, ferros velhos, floriculturas, cemitérios, escolas, unidades de saúde, hospitais, prédios públicos, igrejas e shopping. Em todos eles foram feitas orientações de combate ao Aedes aegypti, visando principalmente evitar que o mosquito se prolifere e, consequentemente, casos de doenças como dengue, chikungunya e zika.

Em alguns locais vistoriados os agentes encontraram larvas do mosquito, ainda que a época não seja de chuvas intensas. Se as larvas estão presentes mesmo com o tempo seco, a preocupação é que quando as chuvas de verão chegarem a quantidade de ovos e larvas seja muito maior.

Os últimos números referentes ao Índice de Densidade Larvária (IDL) realizado em Rio Claro em abril mantêm o município em estado de alerta com relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Aferido pelo índice Breteau, o IDL medido apontou 3.1, superando o registro de janeiro, de 2.0. Ambos estão acima do índice tolerável preconizado pela Organização Mundial de Saúde. Por isso a Fundação de Saúde pede o envolvimento de toda a população no combate ao mosquito, mesmo nessa época, e reforça o apelo para que a população não descarte lixo em terrenos baldios e locais inapropriados e nem mantenha em casa entulho ou qualquer material que possa acumular água parada, onde se desenvolvem as larvas do mosquito. Mais informações sobre o trabalho dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses podem ser obtidas pelo telefone 3523.8663, inclusive aos sábados das 8 às 13 horas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.