Ednéia Silva

Acontece nesta terça (24) e quarta-feira (25) mais uma edição do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo). A prova será aplicada para 1,2 milhão de alunos matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Em Rio Claro, 4.073 estudantes farão o exame.

A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Educação. De acordo com a pasta, esses alunos estão distribuídos entre as séries contempladas pelo exame. As provas serão aplicadas na própria escola no período de aula dos alunos. Nas escolas que estão ocupadas por manifestantes – que protestam contra a reorganização do ensino promovida pelo governo – o teste foi cancelado.

A previsão é de que as notas sejam divulgadas no primeiro semestre de 2016. As notas obtidas no Saresp compõem o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) e servem como parâmetro ao cálculo do bônus de professores e funcionários.

O Saresp é aplicado desde 1996 com a finalidade de produzir um diagnóstico da escolaridade básica paulista. O Saresp é realizado para os alunos da rede estadual de ensino, mas também é aberto para participação das redes municipais de ensino, instituições privadas, Centro Paula Souza e rede Sesi (Serviço Social da Indústria). Para a edição deste ano, 183 prefeituras confirmaram participação. Rio Claro não aderiu.

Segundo a secretaria, “o Saresp mede o nível de aprendizado nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática a partir das diretrizes adotadas pelo currículo do Estado de São Paulo”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.