Carine Corrêa

O que era para ser um fim de semana agradável em família acabou resultando em furto a residência no bairro Vila Alemã. O delito aconteceu recentemente enquanto a família estava fora de casa em viagem. Os ladrões aproveitaram e fizeram a ‘limpa’ na residência: levaram tudo.

Este é um dos 163 casos de furto em residências registrados pela Polícia Militar de Rio Claro neste ano. “Os infratores se utilizam da oportunidade e da facilidade para escolher os locais mais vulneráveis para praticarem os delitos, portando os furtos ocorrem em bairros distintos”, explica a seção de comunicação da PM.

Redes sociais

São inúmeras as orientações da Polícia Militar para a população. Uma delas é em relação à exposição nas redes sociais, canais de comunicação que vêm ganhando cada vez mais espaço, inclusive no crime.

“É importante ter muita cautela com o que se divulga nas redes sociais, pois essas informações podem ser utilizadas para auxiliar os infratores. É recomendado que não se divulguem as rotinas da família, viagens que serão realizadas, pertences pessoais etc”, alerta a Polícia Militar.

Orientações gerais

A PM ainda reforça outros cuidados que podem ser tomados pelos munícipes. Entre eles:

  • Examinar os pontos vulneráveis da casa e, se possível, instalar dispositivos de segurança, como alarmes, sensores de presença, reforço à tranca normal de janelas e portas etc;
  • Nas áreas externas, não deixar ferramentas e escadas, pois podem ser usadas para arrombamento;
  • Nas ausências prolongadas, pedir a um parente visitar sua casa, para demonstrar a presença de pessoas (abrindo janelas, regando jardins, entrando com carro na garagem, etc.);
  • Não informar rotinas e planos de viagem a pessoas que acabou de conhecer ou próximo a pessoas estranhas;
  • Desligar a campainha quando estiver ausente;
  • E evitar deixar a casa toda apagada ou também manter luzes acesas diuturnamente, o ideal é a instalação de lâmpadas com foto-célula.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.