De acordo com levantamento do Departamento de Informática da prefeitura de Rio Claro, 13.834 parcelas do IPTU 2018 já foram impressas pelo site da prefeitura até a tarde de terça-feira (23).

Do total de carnês, 92.622 estão sendo entregues pelos Correios, e o prazo máximo para concluir a distribuição é de cinco dias antes do vencimento da primeira parcela e parcela única, que vencem no dia 20 de fevereiro. Outros 2.847 serão enviados pela prefeitura às imobiliárias. As entregas começaram na segunda-feira (22).

Quem preferir se antecipar, pode imprimir as guias de pagamento diretamente do site da prefeitura, pelo endereçowww.rioclaro.sp.gov.br, pelo link “IPTU 2018” no alto da página.  Basta inserir o código reduzido ou a referência cadastral do imóvel, encontrados nos carnês anteriores de IPTU e em seguida optar entre o parcelamento ou o pagamento à vista, imprimir o documento e pagar em alguma unidade da rede credenciada.

Neste ano a prefeitura ampliou as opções de pagamento do IPTU e o imposto está sendo recebido no Banco do Brasil, Caixa Federal, Itaú, Bradesco, Santander, casas lotéricas e na cooperativa de créditos Sicoob Crediacirc. “Foi tomado algumas providências para que o contribuinte não encontre dificuldades em pagar o tributo em dia”, observa o secretário municipal de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich.

O contribuinte que pagar o IPTU 2018 no prazo terá descontos. A parcela única dá desconto de 10% no valor total do carnê, quando paga em dia. Nos parcelamento, a prefeitura dá 3% de desconto em cada parcela paga no prazo. Se todos os carnês do IPTU 2018 forem pagos até o final do ano, a arrecadação deste ano em Rio Claro será de aproximadamente R$ 91 milhões.

Não houve aumento real no valor do IPTU em relação ao ano passado, apenas a atualização monetária, de 2,54%, relativa à inflação aferida entre outubro de 2016 e setembro de 2017 pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.