Mais 30 mamografias estão agendadas para esta sexta-feira (9) em Rio Claro no Espaço Mais Saúde, que começou a realizar exames de mama nessa quinta-feira. Das 30 pacientes agendadas pela prefeitura para o primeiro dia, 29 compareceram e foram atendidas com hora previamente marcada pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

“O diagnóstico precoce aumenta muito a possibilidade de cura, daí a importância desse serviço que incluímos no Espaço Mais Saúde”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, lembrando que são mais de 2.300 mulheres na fila de espera.

No Espaço Mais Saúde, após a realização das mamografias os filmes radiográficos são encaminhados a especialista e os resultados, que saem em até 20 dias, são encaminhados ao Centro de Espacialidades e Apoio Diagnóstico (Cead). Os casos com resultado positivo serão imediatamente encaminhados para tratamento.

Além disso, já está em fase de teste na carreta da mamografia um sistema de laudagem online, no qual o exame é transmitido online em alta resolução para o especialista. “Isso dará ainda mais agilidade ao atendimento”, explica o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco.

Além da mamografia, também estão agendadas para esta sexta-feira outros 189 pacientes, nove para exames de colonoscopia, 50 para exames Doppler vascular, 70 para consultas com oftalmolgista e 60 para otorriolaringologia.

Dia da Mulher

Na quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, e nesta sexta-feira (9), o Espaço Mais Saúde está oferecendo uma série de serviços especiais. O consultório odontológico móvel está no local, com especialistas orientando sobre prevenção e cuidados com a Saúde Bucal. Também estão sendo realizados testes rápidos de HIV com a equipe e unidade móvel do Serviço Especializado de Prevenção e Assistência às Infecções Sexualmente Transmissíveis.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.