A conscientização de motoristas e pedestres sobre a importância do respeito às leis de trânsito é um dos principais caminhos para que o trânsito seja mais seguro. Essa é uma das abordagens do Maio Amarelo que chama a atenção de todos sobre medidas simples, mas que reduzem os riscos de acidentes. Em Rio Claro, desde o início do mês a prefeitura trabalha com a distribuição de folhetos informativos em locais de grande circulação de pessoas, como praças públicas e empresas (no horário de saída dos funcionários).

“Todos podem contribuir para maior segurança no trânsito, já que a partir do respeito às leis e à sinalização muitos acidentes podem ser evitados”, observa Marco Antonio Bellagamba, secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário.

O material informativo destaca, especialmente, a atenção que motociclistas devem ter no trânsito e chama a atenção para o perigo que representa o uso de celulares ao dirigir. Os pedestres também devem se atentar ao uso dos equipamentos de trânsito, como faixa de pedestres.

“Cartazes estão sendo providenciados e serão fixados em prédios públicos, visando alcançar o maior número de pessoas possível sobre a responsabilidade que todos devem ter no trânsito”, informa Adilson Marques, diretor de Mobilidade Urbana.

O projeto de lei para instituição do Maio Amarelo em Rio Claro é de autoria do vereador e presidente da Câmara Municipal André Godoy. “As ações preventivas e educativas são importantes para diminuição do número de acidentes, pois o envolvimento da comunidade é primordial para se atingir esse objetivo”, destaca Godoy.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.