Antonio Archangelo

6bac54a27fe69103dcd968440b175b55

Um grupo de mães de alunos da Escola Estadual “Oscar de Almeida” realizam na noite desta quinta-feira (8) protesto pelo suposto fechamento da unidade escolar dentro do projeto de reorganização da rede estadual anunciado pelo governo paulista no mês passado.

A Secretária Estadual de Educação disse, por meio de nota, que ” a Diretoria Regional de Limeira esclarece que o estudo que definirá as escolas que serão reorganizadas está sendo finalizado. Nem todas as unidades passarão pelo processo e escolas com mais de um ciclo ainda funcionarão, devido às diferenças demográficas e as necessidades por escolas para diversas faixas etárias em algumas regiões. O projeto de reorganização é embasado em estudos educacionais e tem como objetivo melhorar a qualidade de ensino. Indicadores da secretaria e do próprio Inep apontam que escolas de ciclo único têm resultado 10% superior às unidades de três segmentos. O plano tem como objetivo oferecer uma educação focada na faixa etária do aluno, respeitando sempre o módulo de estudantes por sala: 30 para o Ciclo I do Fundamental, 35 para o Ciclo II e 40 para o Ensino Médio e estabelece que a redistribuição dos alunos respeitará o limite de 1,5 km. No dia 14 de novembro que será realizado o “Dia E”, um megaencontro entre as escolas, pais e responsáveis da rede estadual de ensino, justamente para explicar o novo processo de reorganização. A data será uma boa oportunidade para tirar dúvidas, entender como serão feitas as transferências e quais escolas receberão alunos. A ação acontecerá de forma simultânea em todo o Estado”.

Confira reportagem completa na edição impressa do JC desta sexta-feira (9).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.