Por meio do Decreto Legislativo de Hernani Leonhardt, Ruy Fina recebeu Medalha de Honra ao Mérito na Câmara

Por meio do Decreto Legislativo de Hernani Leonhardt, Ruy Fina recebeu Medalha de Honra ao Mérito na Câmara

A Câmara Municipal realizou a entrega da Medalha de Honra ao Mérito a Ruy Pignataro Fina na noite de terça-feira, 10/10, pelos relevantes trabalhos prestados à comunidade de Rio Claro ao longo dos seus 90 anos de vida. O Decreto Legislativo 679/2023, que possibilitou a homenagem é de autoria do vereador Hernani Leonhardt (MDB) que presidiu a solenidade ao lado do prefeito Gustavo Perissinotto.

Na Mesa Principal também estiveram: vereadores Val Demarchi (União Brasil) e Geraldo Voluntário (MDB), prefeito de Cordeirópolis Adinan Ortolan, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães Alberto Merino, presidente do MDB-Rio Claro Bruno Oliveira e o ex-deputado Aldo Demarchi.

Também estiveram presentes os ex-prefeitos Du Altimari e Cláudio Di Mauro. Presidente da Juventude do MDB e conselheiro da Fundação Municipal Ulysses Guimarães, Thalison Mendes respondeu pelo cerimonial da solenidade.

Filho de João Fina Sobrinho e Savéria Pignataro Fina, casado com Lia Maria Gardenal Fina pai de Tchoya, Gabriela, Bruna e Mário. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1957 e, ao longo de sua vida, desempenhou diversos papéis de destaque na esfera pública.

Fundador do MDB Rio Claro, foi candidato a prefeito no início da década de 80. Sua atuação contribuiu para quebrar a hegemonia da Arena-PDS no pleito em que Lincoln Magalhães, também do MDB, sagrou-se vitorioso.

“É uma honra de ter a oportunidade de homenagear o doutor, o amigo, o mestre Ruy Fina. São momentos assim, que renovam as nossas energias para manter a luta na vida pública”, disse Hernani Leonhardt. “Ícone da política nacional, o nosso homenageado é espelho para todos que ocupam cargos públicos. Tenho o senhor como os esportistas tem o Pelé no mundo do futebol. Isso mesmo, Ruy Fina você é o Pelé da nossa política”, completou o presidente da solenidade.

Gustavo Perissinotto iniciou a fala, direcionada Ruy Fina, lembrando como é difícil o exercício da vida pública com dignidade e respeito. Citou o quanto a vida pública cobra, afastando gestores e parlamentares do seio da família, dos amigos, enfim das pessoas que nos querem bem.  “O seu exemplo, aqui retratado por todos os oradores, representa o estímulo necessário que todos nós homens públicos precisamos. Tudo o que o senhor fez na vida foi almejando o melhor para a nossa cidade. Parabéns!”, enfatizou o prefeito.

Val Demarchi destacou a importância da presença da família ao lado para que Ruy Fina pudesse ter a segurança e a tranquilidade necessária para trilhar carreiras de sucesso na vida pública e no campo jurídico. “Apesar de estarmos em partidos opostos sempre tivemos muito respeito. Ruy você faz parte de um grupo seleto de políticos fez a diferença na história da política de Rio Claro”, frisou o vereador.

Adinan Ortolan lembrou da luta incansável de Ruy Fina, na década de 80, para que os municípios pudessem ser reconhecidos hoje como entes federativos.  “Parece algo insignificante, mas, essa batalha, vencida pelo esforço do nosso homenageado, apoiado por ex-prefeitos da época, mudou a dinâmica das políticas públicas desenvolvidas no país. Só para se ter uma ideia da importância do trabalho, sem essa mudança, as cidades não teriam Lei Orgânica”, completou.

Aldo Demarchi assinalou que a entrega da medalha a Ruy Fina é uma forma de reconhecer a representatividade e a importância do homem público que tem atuação destacada em nossa cidade ao longo das décadas. “Luta incansável pela liberdade e democracia é a sua principal marca. Homem íntegro, de caráter. Parabéns Ruy”, enfatizou.

Alberto Merino lembrou da época da fiscalização no município que trabalhou com o então secretário de Negócios Jurídicos, Ruy Fina. “Este reconhecimento da Câmara é justo e merecido. Parabéns Hernani Leonhardt pela iniciativa”, disse. Bruno Oliveira resumiu Ruy Fina como “inspiração como líder política, referência no campo jurídico, e, principalmente como ser humano, figura equilibrada sensata. Símbolo de estabilidade”. Geraldo Voluntário, que tem convivência familiar com o homenageado desde a década de 90, completou: “O Ruy Fina, por méritos, precisa ter reconhecimento nacional”.

Também participaram da solenidade: ex-vereadores José Pedro Mariano, Sérgio Guilherme, Sérgio Desiderá, Fernando Godoy, secretário municipal de Habitação e presidente da Câmara Agnelo Matos; o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, José Gustavo Viegas Carneiro; presidente da OAB-RC, Mozart Ferreira; Rebeca Ceccato Alves Rodrigues, diretora do Departamento Municipal de Protestos; Fernanda Hebling, secretária de Negócios Jurídicos representou o Prefeito de Corumbataí, Leandro Martinez e o ex-presidente do MDB-Rio Claro, médico João Vieira além de amigos e familiares.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Política:

PL oficializa Rogério e confirma Grillo a vice

Após polêmica em Ipeúna, Piracicaba anuncia barragem