Antonio Archangelo

O momento em que a denúncia contra o ex-presidente Lula (PT) foi feita pelo Ministério Público Federal (MPF) foi elogiado pelo cientista político rio-clarense, Jairo Pimentel Júnior.

Em conversa com a reportagem do JC, Pimentel ressaltou a atuação da força-tarefa. “Achei que o timing do Dallagnol foi perfeito. Esperaram o [Eduardo] Cunha cair para evitar a pecha de perseguição”, opinou o consultor da APPC Consultoria Política.

“Essa acusação, se levada adiante, vai prejudicar enormemente o retorno do Partido dos Trabalhadores à Presidência. Mesmo se não for comprovado nada. Mas, pelo teor da acusação, creio que Lula possa ser o primeiro ex-presidente do Brasil preso por corrupção”, ressaltou.

DENÚNCIA

Ontem, o procurador da República Deltan Dallagnol afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era o “comandante máximo do esquema de corrupção identificado na [Operação] Lava-Jato”. Dallagnol, que nomeou o esquema de “Propinocracia”, fez a declaração durante entrevista coletiva em que a força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) responsável pela operação detalhou a denúncia que envolve Lula, a esposa dele, Marisa Letícia, e mais seis pessoas.

O ex-presidente foi denunciado à Justiça Federal por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, crimes cujas penas, somadas, podem chegar a 32 anos e seis meses de prisão. Ele teria recebido R$ 3,7 milhões em propina.

Até o fechamento desta edição, a Justiça Federal não havia informado sobre o recebimento da denúncia, fato que transformará o ex-presidente em réu da Lava-Jato. De acordo com a assessoria de imprensa do juiz Sergio Moro, não foi dada publicidade, à imprensa, de nenhum novo andamento ou despacho da ação. O despacho sobre o recebimento da denúncia deve acontecer nos próximos dias.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.