Luis dos Reis veio para o Rio Claro FC em junho e, desde então, tem observado jogadores

Matheus Pezzotti

Luis dos Reis veio para o Rio Claro FC em junho e, desde então, tem observado jogadores
Luis dos Reis veio para o Rio Claro FC em junho e, desde então, tem observado jogadores

Na última quarta-feira (26), o técnico do Rio Claro FC participou do programa Jornal de Esportes, da Rádio Excelsior Jovem Pan News, e iniciou a entrevista falando sobre as avaliações de jogadores que começarão na próxima segunda-feira e da importância de já começar a pensar na montagem do elenco.

“A procura por atletas é muito difícil e é importante mapear para que a gente tenha duas ou mais opções por posições. Tenho, há quase dois meses, visto jogos das divisões do Brasileiro, Segunda Divisão do Paulista e Copa Paulista. A gente sabe que a grande dificuldade são as indicações, que chegam quando o plantel já está montado e isso tira um pouco o foco, trabalhando, em vão, com atletas que não vão agregar em nada. Conversei com o [presidente] Balbo e entramos em acordo para ver agora as indicações para não desviar o foco mais próximo do campeonato, que, se mudar o formato do Paulista, como estão falando, vai se tornar muito mais difícil e, com somente 28 atletas para inscrever, a responsabilidade de não errar tem que ser a máxima possível”, diz.

Sobre a possível mudança nos formatos dos estaduais, especula-se que haverá, em 2016, seis rebaixados e apenas dois acessos nas séries A-1, A-2 e A-3, e Luis dos Reis também falou a respeito, assim como do formato atual, com cinco grupos, ao qual é contrário.

“Não é nada concreto ainda mas, se acontecer, vai se tornar muito mais difícil. Pensando na gente, temos que pensar nesses seis times porque a possibilidade é muito grande. Acho que a competição vai voltar a ter muito mais chance de se recuperar do que neste atual, com grupos, porque às vezes tinha um grupo com vários times ruins dentro da sua chave e você poderia somar pontos, mas não tinha essa chance. Não gostei deste formato, acho que a chance de brigar com todos, por igual, é melhor”, comenta.

A chance citada pelo treinador seria a de pontos corridos, fortemente ventilada entre os clubes do interior, para que retorne a ser o sistema de disputa do Paulistão, vontade também manifestada por Luis dos Reis, que revelou a vontade da Federação Paulista de Futebol (FPF) em unificar as séries A-1 e A-2.

“O ideal, para o torcedor, é o time ter um jogo em casa e outro fora. Poderia se fazer uma fase de todos contra todos e fazer uma semifinal e final, que é viável e mais justo. A ideia deles [FPF] é estender o Paulista e unificar, de repente a A-1 com a A-2, ou a A-3 e entrar os grandes na segunda fase, tendo um calendário maior, o que seria muito bom, porque hoje o campeonato Paulista que tem calendário é a Segunda Divisão, que vai até o final do ano, tendo mais tempo de fazer seu trabalho, colocar jogador no mercado, criar identidade e não somente formar um elenco de três meses. Existe também uma ideia da Federação Paulista de, em dois ou três anos, não ter acesso e descenso para fortalecer o trabalho e ter tempo hábil de criar identidade do clube”, afirma.

Luis dos Reis tem como auxiliar técnico Carlos Eduardo Biasi Parreira, sobrinho de Carlos Alberto Parreira, e o Galo Azul deve acertar o retorno do preparador físico Flávio Trevisan, que trabalhou com Estevam Soares, além de um preparador de goleiros que já trabalhou no clube.

Em uma das entrevistas recentes, o presidente Luiz Balbo afirmou que montará o melhor elenco que o Rio Claro FC terá no Paulistão e Luis dos Reis foi questionado sobre qual será o perfil deste elenco.

“Vai ter uma espinha dorsal experiente, já conversamos sobre isso. O Balbo já tem alguns atletas que passaram por aqui e deve ter mais dois nomes que estamos vendo para conseguir casar atletas novos e experientes e que a gente consiga tirar o rendimento deles aqui no Rio Claro FC”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.