Sidney Navas

A loja Maçônica Estrela do Oriente está intrinsecamente ligada à história da região central da cidade. Edificação em excelente estado de conservação contrasta com as novas formas modernas de seu entorno

DSC06390
Loja Maçônica na Rua Quatro, no Centro de RC se destaca

 

Não há como passar sem ser notado. De todas as edificações antigas existentes ao longo da Rua Quatro, na região central, o prédio onde se encontra a Loja Maçônica Estrela do Rio Claro, é sem dúvida alguma, uma das mais bonitas vista em todo o perímetro urbano. Inaugurado em 1907, a Loja Maçônica Estrela do Rio Claro, localizado na Rua quatro com Avenida nove, faz parte da memória do Centro da cidade e permanece conservado contrastando com as novas formas modernas do entorno. Logo nos primeiros cinquenta anos duas reformas foram feitas. Já na segunda intervenção grades e portões de ferro que antes cercavam o Jardim Público foram colocados no lugar das antigas grades de madeira. Entre o período de 1946 a 1956 foi construído o templo atual, sob a responsabilidade do artista Vilmo Rosada.

Ao custo de 640 mil cruzeiros (que era o dinheiro vigente naquela época) o projeto das esculturas elaboradas por Vilmo Rosado permitiu a construção do segundo andar. Detalhes minunciosos foram levados em consideração dando um estilo clássico à fachada composta por um portal em estilo românico, flanqueado por duas colunas douradas de fuste liso, cujos capitéis pertencem à ordem arquitetônica toscana. A escultura figurativa em forma de um cisne, bem acima das colunas e de um entablamento encimado por um frontão triangular em estilo clássico realça ainda mais suas formas. O prédio também abriga um Museu e Arquivo Histórico com inúmeras peças e documentos, que fica à disposição para frequentadores e visitantes.

Fundada inicialmente em 1896, a loja instalou-se inicialmente em um prédio da Rua 5, entre avenidas 4 e 6. Somente em 1903 foi adquirido o atual terreno na Avenida 9 com a Rua 4. O templo pertence a uma das irmandades maçônicas mais antigas do país. A Loja tem grande prestígio e importância, tanto que possui todas as condecorações maçônicas. Extremamente conhecido por suas esculturas, Vilmo Rosada era a expressão mais destacada no cenário da arte de esculpir da época. Entre suas obras estão o busto do Dr. Edmundo Navarro de Andrade, a estátua de Monsenhor Francisco Botti em frente à Igreja Matriz de São João Batista e a Escultura em bronze do Mausoléu Pró Soldado Rio-clarense Tombados na Revolução de 1932.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.