O Amadorzão de 2014, que teve o CA Juventus como campeão, quando conquistou seu sexto título, contou com 18 times

Matheus Pezzotti

O Amadorzão de 2014, que teve o CA Juventus como campeão, quando conquistou seu sexto título, contou com 18 times
O Amadorzão de 2014, que teve o CA Juventus como campeão, quando conquistou seu sexto título, contou com 18 times

No início desta semana, a Liga Municipal de Futebol (LMF) elegeu um novo presidente. Sem chapa de oposição, Moacir Montezel Júnior foi nomeado como presidente e terá Geraldo Arasso como vice. Figura carimbada no futebol amador da cidade, Arasso estava há mais de 20 anos seguidos no comando da entidade e, neste ano, em que completa 60 de Liga Municipal, receberá uma merecida ‘folga’.

“Agora dá uma folga, porque está muito desgastante em termos de reclamação dos times, questão de atraso de verba, mas o Moacir é novo, cheio de ideias e a expectativa é boa. Apoiamos uma pessoa que gosta de futebol e trabalha de maneira séria”, afirma o agora vice-presidente.

Arasso começou seu vínculo com o futebol amador apitando jogos, depois foi diretor, passando por todas as diretorias até assumir, em 1980, a presidência pela primeira vez.

“Tivemos muito trabalho e hoje a Liga está de pé graças a muitos abnegados que me ajudaram, são muitas histórias, e infelizmente o reconhecimento na cidade não existe, mas fora sim, inclusive na Federação Paulista de Futebol, que nos auxilia e nos deixa com as portas abertas, dando ânimo para continuar”, acrescenta.

Moacir começou na entidade no final de 2005 e também trabalhou na Liga de Futsal da cidade. No ano seguinte, até 2008, não houve campeonato e, ao final daquele ano, pediu afastamento, foi para Angola, a trabalho, até 2009.

Em maio de 2009, o campeonato foi reativado, mas antes do campeonato começar recebeu nova proposta para retornar a Angola, ficando por lá até o final de 2013. Em seu retorno, Geraldo Arasso pediu ajuda para Moacir em organizar o campeonato, sem participar da diretoria, apenas prestando serviço, como colaborador, mas logo no início do campeonato, em julho, o então vice-presidente e diretor do departamento técnico Rogério Silva pediu afastamento e então Moacir foi nomeado como diretor. Agora, como presidente, cujo mandato será até o final de 2018, Moacir buscará reorganizar a entidade e melhorar os campeonatos.

“Encaro como um desafio. A LMF estava esquecida, deixada de lado, com problemas políticos e financeiros. O fato do Geraldo Arasso estar na vice-presidência é muito importante pelo prestígio que tem na Federação Paulista, pela pessoa que é e o que representa na história do futebol amador da nossa cidade. Nesses primeiros passos, estamos revendo o estatuto, fazendo alterações, além de montar uma comissão disciplinar e um conselho fiscal para prestação de contas ao final de cada ano, para trabalhar com a maior transparência possível e buscar outras fontes para não depender somente da subvenção da prefeitura”, comenta.

Futuramente, Moacir buscará a unificação das divisões do futebol amador da cidade, com o objetivo de implantar acessos e rebaixamentos nas três divisões existentes. “Isso são planos para o futuro, mas para isso acontecer é preciso união entre as partes e também aumentar o número de times filiados à Liga”, acrescenta.

REUNIÃO

Nesta quinta-feira (15), às 19h, a entidade realizará uma reunião com os clubes filiados para, além de formalizar a posse da nova diretoria, expor e pedir ideias para melhorar o Campeonato Amador. A reunião será na sede da LMF, na Avenida 12, esquina com a Rua 2, 180, no Centro. “Também vamos repassar a cópia do regulamento do Amador de 2014 para buscar melhorias e estipular uma data para o início do campeonato”, diz Moacir.

Em 2014, a série Ouro teve início no dia 20 de julho e contou com 18 times que disputaram a primeira fase em 12 rodadas. Até a final, mais seis foram realizadas. Mas a partir deste ano, com o possível retorno do Cidade Nova FC e do Ribeirão Claro, a expectativa é de que o Amadorzão seja disputado com 20 times e com maior duração.

“Queremos começar o campeonato antes, então nada melhor do que ter uma reunião o quanto antes. A principal reclamação dos clubes foi que o campeonato começou muito tarde e que os times que disputaram a primeira fase jogaram muito pouco. Queremos começar antes para que possamos, dentro das limitações, principalmente financeiras, fazer um campeonato mais longo e com pelo menos 20 times”, finaliza o novo presidente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Velo Clube ganha do São José e avança para a semifinal

Alpinista rio-clarense vai ao Everest