Adriel Arvolea

Coletores, no Paineiras, percorreram rua por rua para retirar o lixo das calçadas e amontoá-lo na via
Coletores, no Paineiras, percorreram rua por rua para retirar o lixo das calçadas e amontoá-lo na via

A dúvida é a seguinte: pode ou não amontoar os sacos de lixo doméstico no meio da via pública para posterior recolhimento? Conforme estabelecido em cláusula contratual entre prefeitura e a empresa Ambientelix – responsável pelo serviço, essa prática não é permitida. A coleta deve ocorrer de casa em casa. No entanto, nota-se que a cláusula não tem sido cumprida. A reportagem do Jornal Cidade flagrou, por volta das 10h de quarta-feira (17), no Jardim das Paineiras, dois coletores levando os sacos de lixo da frente das residências para o meio da rua, por todo o bairro, sem que houvesse a circulação do caminhão naquelas imediações. Isso perdurou por cerca de 30 minutos.

Segundo a coordenação da empresa, os coletores estão cientes da cláusula. Caso a descumpram, são penalizados. “A empresa tem dois fiscais para verificar irregularidades desse tipo. Estamos há quatro meses sem receber reclamações de lixo amontoado em via pública. Caso verifiquemos o problema, o coletor é advertido e punido. No Paineiras, pode ter ocorrido um caso isolado”, explica a empresa.

A coordenação esclarece, ainda, que há permissão para os coletores auxiliarem numa frente de trabalho. “Para que o caminhão não passe duas vezes numa mesma rua, os coletores estão autorizados a ir na frente organizando os sacos de lixo. Mas isso com o caminhão logo atrás”, reforça. O que agrava a situação é o fato de moradores, também, colocarem o lixo na via pública. Ocorre que animais viram esses materiais e provocam sujeira – o que não contribui para a eficiência dos trabalhos.

Denúncias

De acordo com a prefeitura, “as denúncias de casos do tipo podem ser feitas à Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema), pelo telefone 3522-1997. Em se comprovando a infração, a empresa é notificada e, se houver reincidência, poderá ser multada”.  Na tentativa de minimizar o problema, orienta-se que o lixo doméstico seja colocado até duas horas antes da coleta, na calçada, sendo obrigação da Ambientelix recolhê-lo. Para reclamações ou informações, ligue, também, para 3524.3800.

Como o tamanho da cidade pode dificultar a fiscalização, neste caso, a população é uma grande aliada da administração municipal, observando e informando a municipalidade, também, pelo telefone 156, quando os procedimentos não forem seguidos pelas equipes de coleta.

Produção

Rio Claro produz, em média, 125 toneladas de lixo por dia, sendo 110 de resíduo domiciliar e 15 de hospitalar. Isso equivale a 3.500 toneladas por mês. A produção diária representa 0,6 gramas de lixo por habitante, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.