Às margens do rio: vários materiais são descartados próximo ao Córrego da Servidão, no trecho do Guanabara II

Carine Corrêa

Às margens do rio: vários materiais são descartados próximo ao Córrego da Servidão, no trecho do Guanabara II
Às margens do rio: vários materiais são descartados próximo ao Córrego da Servidão, no trecho do Guanabara II

Moradores que contribuem para o acúmulo de lixo e a inércia do poder público frente à atitude dos infratores ambientais. É desta forma que o morador Cristiano Valério avalia a situação na Rua 2-JG, no bairro Jardim Guanabara II.

Determinada quantidade de lixo, que antes estava depositada em um terreno, foi deslocada para as margens do Córrego da Servidão, que atravessa o bairro. “Fiz a reclamação e em novembro uma equipe da prefeitura esteve no terreno para fazer a limpeza. Mas ao invés de colocarem os resíduos no caminhão, depositaram próximo ao rio. Transferiram o problema de um lugar para o outro”, reclama Cristiano.

Ele ainda detalha que, quando flagra moradores descartando entulho ou lixo doméstico em um terreno próximo a sua residência, ele tenta conscientizar a comunidade. “É difícil, porque são os próprios moradores que descartam lixo. Já fiz o pedido para a prefeitura implantar placas indicando que é proibido jogar lixo em determinados locais. Mas até agora estou esperando”, disse.

Prefeitura

Em relação à limpeza no endereço citado pelo morador, a administração municipal não informou se está programada a retirada dos materiais no lugar citado. No entanto, reforçou que aquela região conta com um ecoponto que atende, além do Jardim Guanabara, o bairro Jardim Inocoop.

O ecoponto fica situado na Avenida Tancredo Neves com a Rodovia Fausto Santomauro. “Nos terrenos baldios particulares a prefeitura começa a fazer a limpeza e capinação (e a mandar a conta para os donos faltosos) a partir de quarta-feira, após o vencimento do prazo estabelecido em edital. Já os terrenos públicos seguem sendo limpos.

Em ambos os casos a prefeitura faz o serviço por setores e atende todo o município”, informou via assessoria de imprensa. Há também no município o serviço cata bagulho, que atende mensalmente os bairros.

Sergio Guilherme, secretário de manutenção e paisagismo, falou sobresse assunto na manhã desta terça-feira (20) ao Jornal da Manhã, da Rádio Excelsior Jovem Pan. Para conferir, basta clicar no player abaixo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.